Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Planejamento

Não passei, e agora?

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
14 jan 2020 às 14:37
- Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

É hora de organizar os estudos para conquistar uma vaga na universidade

A divulgação da lista de aprovados do vestibular da UEL provoca sentimentos diferentes nos estudantes que fizeram o concurso. Para quem passou, o momento é de alívio e muita comemoração. Quem não conseguiu a sonhada aprovação, porém, precisa lidar com sentimentos de tristeza, frustração e até mesmo raiva.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A orientadora de estudos do Curso Prime de Londrina, Marcia Chiréia, pontua que é preciso acolher os sentimentos até que eles sejam superados. A dica estende-se aos pais e familiares. Segundo ela, as pessoas que convivem com o estudante devem evitar fazer muitos comentários e perguntas, mas mostrarem-se presentes, lembrando que há outras chances de chegar à universidade. "Alguns alunos precisam de isolamento para viver o ‘luto’”, analisa. Respeitar o momento de tristeza não significa ignorar sinais de sofrimento além do normal. "A família tem que observar e, se for necessário, procurar ajuda de psicólogo”, recomenda.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja fotos e vídeos

No ar! Veja a lista de aprovados no vestibular 2024 da UEL

Imagem de destaque
Vestibular de Verão

Vestibular de Verão da UEM será neste domingo em 12 cidades do Paraná

Imagem de destaque
Seu nome está na lista?

UEL lança lista da 2ª convocação do Vestibular 2022 com 303 convocados

Imagem de destaque
Veja os detalhes

UEM prorroga matrículas de calouros aprovados via PAS


Passado o impacto inicial, entretanto, é hora de aprender com os erros e planejar a nova maratona de preparação. "O aluno só precisa de uma aprovação. O início do ano letivo é o momento ideal para organizar os estudos que o levarão ao cumprimento desta meta”, afirma.

Publicidade


Diante da experiência de muitos anos frente à preparação de vestibulandos focados em cursos de alto desempenho, como medicina, Marcia garante que o maior desafio é superar os próprios medos, inseguranças e fragilidades. "Na orientação de estudos, trabalhamos também o lado emocional. O aluno que consegue estabelecer uma rotina de estudos eficiente, com planejamento, certamente terá mais equilíbrio quando chegar o período das provas”, diz. O curso Prime também mantém parceria com a clínica de análise de comportamento Núcleo Evoluir, que oferece suporte psicológico para estudantes, equipe pedagógica e pais.


A orientadora destaca que, no dia a dia, trabalha para que os alunos mantenham o foco, o que implica em autoconhecimento para agir com responsabilidade. Colocar isso em prática exige planejamento. "O aluno tem que sair da zona de conforto e responsabilizar-se pelo alcance das metas”, avalia. Motivação e o desenvolvimento de técnicas de estudo fazem parte dessa etapa.
Acompanhar o próprio progresso, avaliando onde chegou e reconhecendo os pontos em que precisa progredir são outras recomendações para exercer uma rotina de estudos eficiente. "Vestibulando precisa de disciplina”, avisa.

Observar os resultados dos simulados, analisar os pontos fortes, amenizar os estudos nestes temas sem abandoná-los, mas dar atenção aos pontos fracos são outras dicas da especialista. Os simulados, neste contexto, não devem ser feitos por obrigação, mas como parte do processo para alcançar o sucesso. "O aluno entende na sala de aula, aprende fazendo exercícios e realmente sabe quando aplica o que aprendeu”, resume.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade