Decidir uma profissão a seguir nunca é fácil. Sempre surgem muitas dúvidas e incertezas sobre o campo profissional de uma determinada área, principalmente quando os alunos estão saindo do ensino médio.
De acordo com a coordenadora dos cursos de graduação da Faculdade Pitágoras Unopar, Marcelle Bezerra, a preocupação é completamente normal. "Para o vestibulando, a escolha do curso é o primeiro passo e, pelas ofertas serem inúmeras, o indicado é que primeiro se defina a área que deseja estudar para filtrar as opções de curso e entender detalhadamente cada um”, explica a coordenadora.
Em comemoração ao dia do Vestibulando, celebrado nessa segunda-feira (24), a professora elencou algumas dicas para ajudar na escolha da faculdade e o curso de graduação.
Leia mais:
No ar! Veja a lista de aprovados no vestibular 2024 da UEL
Vestibular de Verão da UEM será neste domingo em 12 cidades do Paraná
UEL lança lista da 2ª convocação do Vestibular 2022
UEM prorroga matrículas de calouros aprovados via PAS
Como escolher a faculdade
Um jeito interessante de começar a escolher sua faculdade é pensar nas áreas ou disciplinas com as quais você tem maior afinidade. Por exemplo, se você ama estudar Matemática e Física, cursos da área de Exatas, como Engenharia Civil, Estatística e Ciência da Computação, podem ser uma excelente aposta. Já quem tem mais facilidade com Linguagens, Sociologia, História e Geografia, pode se dar bem em um curso da área de Humanas, como Letras, Direito, Psicologia ou Administração.
Existe ainda a área de Ciências Biológicas, que tem muito a ver com Química e Biologia e abrange vários cursos ligados à saúde como Medicina, Enfermagem e Odontologia. Depois de fazer essa reflexão, você pode começar a pesquisar os cursos da área que mais se adequa ao seu perfil. Porém, também é importante considerar aspectos como: As oportunidades em termos de empregabilidade e renda que cada curso oferece; seus gostos e habilidades pessoais.
Bacharelado, licenciatura ou curso tecnológico?
Existem três tipos de curso superior no Brasil, o bacharelado, licenciatura e curso tecnológico. Essa é uma informação que você também deve levar em conta na hora de escolher seu curso.
Os cursos do tipo bacharelado costumam ter duração mais longa (entre 4 e 6 anos) e dão ao aluno uma formação mais generalista. Já as licenciaturas são voltadas para o ensino e costumam ter duração entre 3 e 4 anos. São a melhor escolha para quem quer ser professor. Os tecnólogos, por sua vez, têm duração mais curta (de 2 a 3 anos) e oferecem uma formação mais prática ao aluno, visando sua rápida inserção no mercado de trabalho. Vale dizer que alguns cursos são oferecidos no grau de bacharelado e licenciatura, como Educação Física, Pedagogia e Letras.
Onde estudar
Depois de escolher um curso, você ainda precisa decidir onde estudar. Nas faculdades públicas a concorrência é sempre muito alta. Então boa parte dos estudantes acaba optando pelo ensino privado, onde é sempre mais fácil conseguir vagas em todos os cursos. Porém, é fundamental avaliar se a faculdade é reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação). Porque só faculdades reconhecidas podem expedir diplomas válidos a seus alunos.
Também é preciso avaliar quesitos como as instalações que a instituição oferece a seus alunos e qualificação dos professores. E não dá para deixar de falar na questão das mensalidades, especialmente para quem tem o orçamento apertado. Aqui a dica é procurar faculdades que oferecem condições especiais aos estudantes, como bolsas de estudo, crédito estudantil e convênios de descontos.
Não se preocupe se errar
É comum achar que decidir a graduação é um momento de "tudo ou nada” e que não há espaço para erros. É claro que todos querem fazer a escolha mais correta, mas caso perceba ao longo do caminho que a decisão deve ser mudada, está tudo bem.
Notando que prefere outra área, é hora de refazer suas análises e planejar a mudança. As transformações fazem parte do caminho e, na verdade, são muito bem-vindas! O importante é estar em um ambiente saudável, feliz e capaz de fazer o que gosta.