Estão abertas as inscrições para o 20º Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná, para ingresso no ano letivo de 2021. As inscrições são gratuitas e prosseguem até 7 de dezembro, no portal da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), instituição organizadora do concurso esse ano.
As provas serão realizadas nos dias 11 e 12 de abril, ofertando vagas nos cursos de graduação das sete Universidades Estaduais do Paraná e na Universidade Federal do Paraná, conforme quadro disponível no Manual do Candidato – Confira Edital. Podem participar do Vestibular, estudantes indígenas que tenham concluído o Ensino Médio e que não possuam curso superior. No caso de escolha das Universidades Estaduais, o candidato deverá comprovar que pertence à uma comunidade indígena no território paranaense.
O processo de inscrição será totalmente eletrônico. O candidato deverá preencher inicialmente o formulário disponível AQUI e anexar a Autodeclaração/Carta de Recomendação assinada pelo candidato e pelo cacique da comunidade. Na sequência o candidato deverá preencher o questionário sócioeducacional e indicar a Universidade em que pretende concorrer em primeira opção.
Leia mais:
No ar! Veja a lista de aprovados no vestibular 2024 da UEL
Vestibular de Verão da UEM será neste domingo em 12 cidades do Paraná
UEL lança lista da 2ª convocação do Vestibular 2022
UEM prorroga matrículas de calouros aprovados via PAS
Provas – As provas serão realizadas em Londrina, Ponta Grossa, Cascavel, Guarapuava e Curitiba, nas respectivas Universidades. No caso da UEL, as provas serão aplicadas para os candidatos provenientes das reservas da região norte: Apucaraninha; Barão de Antonina; São Jerônimo; Laranjinha; Posto Velho e Pinhalzinho. As provas serão aplicadas nos dias 11 e 12 de março, no Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) da UEL.
Candidatos que não residem nas terras indígenas ou nos municípios relacionados, farão as provas em locais indicados pela Comissão Organizadora do concurso, respeitando a proximidade de sua residência. Candidatos que não residem no Paraná realizarão as provas em Curitiba. O conteúdo prevê a grade curricular do Ensino Médio, sendo que os candidatos poderão optar por Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol) ou Língua Indígena (Guarani ou Kaingang).
No Paraná, o Vestibular Indígena é garantido pela Lei Estadual nº 13.134/2001, modificada pela Lei Estadual 14.995 de 2006, que reserva vagas suplementares para indígenas no Sistema de Ensino Superior Público Paranaense. O concurso é realizado anualmente pelas Universidades, que se revezam na organização e na aplicação do concurso.
Outras informações sobre o 20º Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná podem ser obtidas junto à Comissão Universidade para os Índios (CUIA) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).