Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mapeamento de Inovação

Instituições de ensino superior de Londrina lançam caderno para facilitar parcerias com setor produtivo

Redação Bonde com assessoria do Sebrae
03 ago 2023 às 18:55
- Divulgação Sebrae
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Foi lançado oficialmente, na manhã desta quinta-feira (3), o Mapeamento de Inovação das Instituições de Ensino Superior (IES) de Londrina. O evento, realizado na sede do Sebrae/PR em Londrina, reuniu representantes de dez IES, empresários e lideranças, e terminou com uma rodada de negócios entre a academia e mercado.


O objetivo do levantamento, resultado de um ano de trabalho, é aproximar o conhecimento e a infraestrutura física das instituições de ensino dos empresários que buscam apoio para inovar em seus processos, produtos e serviços. Os principais entraves nessa relação, hoje, são a burocracia e o desconhecimento do caminho a ser percorrido para estabelecer parcerias.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A presidente da governança das IES de Londrina, Flávia Frutos, diz que a apresentação do mapeamento abre as portas de dez instituições de ensino superior de Londrina para o fomento da inovação por meio do desenvolvimento de novos produtos e serviços com o mercado. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Estudos fora do país

Londrina terá feira de intercâmbio com acesso gratuito nesta quinta-feira

Imagem de destaque
9.000 oportunidades

Saiba como se preparar para o novo concurso dos Correios com 3.511 vagas

Imagem de destaque
Chamamento em vários municípios

Paraná anuncia mais 1,1 mil vagas para professores aprovados em concurso público

Imagem de destaque
Não perca!

Envio de títulos do CNU chega ao final nesta sexta (11)


“Entendemos que estamos celebrando a maturidade da nossa governança e do próprio Ecossistema de Inovação de Londrina, que ganha muito com a apresentação desse mapeamento”, comemora.

Publicidade


O material traz informações como o resumo de cada instituição, equipamentos e laboratórios, linhas de pesquisas, e o contato direto, com e-mail e telefone, para que o empresário acesse, de maneira prática, a IES que tenha o perfil mais adequado para atender sua demanda.


Na avaliação de Flávia, não só os empresários, mas também as instituições de ensino têm muito a ganhar com essa aproximação. Ela lembra que as IES, por vocação, trabalham a cultura da inovação com os alunos por meio do ensino, da pesquisa e da extensão.

Publicidade


“A aproximação com o empresariado é de vital relevância para estarmos atualizados com as demandas da sociedade, entendermos as ‘dores’ do mercado, e podermos desenvolver nossos processos de ensino e aprendizagem, de extensão e pesquisa, de forma aplicada”, argumenta.


A consultora do Sebrae/PR, Alesandra de Almeida, aponta que o distanciamento e a falta de informação sobre como se aproximar das universidades eram reclamações comuns entre os empresários. Segundo ela, com a entrega do mapeamento, as instituições de ensino da cidade demonstraram que estão abertas a novas parcerias e propostas para a realização de serviços, desenvolvimento de novos produtos e uso dos seus laboratórios.

Publicidade


“São mais de 1,4 mil laboratórios nas dez instituições que integram a governança. Mais de mil empresas foram atendidas e temos um caminho de possibilidades para a integração e a conexão da academia com o mercado”, afirma.


O empresário do setor da construção civil e presidente da Icon Londrina, Júlio Cotrim, acompanhou a apresentação e participou da rodada de negócios, observa que as universidades têm muito a oferecer e boa parte das empresas desconhecem esse potencial ou não sabem como estabelecer parcerias. Para ele, o caderno é um material prático que deve favorecer a inovação nos negócios.

Publicidade


“Participei da rodada representando a Icon, para mostrar para as startups conectadas ao nosso hub entenderem como podem usufruir desses contatos. E, também, como empresário, foi interessante aprender como posso aproveitar esse potencial para o meu negócio e os meus clientes”, conta.


O diretor-executivo da Estação 43, Roberto Moreira, acredita que o levantamento impacta não só na disseminação de conhecimento sobre o potencial das IES para a inovação, mas também na formação de profissionais alinhados com as demandas do mercado.

Publicidade


“Para o Ecossistema de Inovação de Londrina, essa integração das instituições representa um marco histórico. O empresário pode buscar soluções aqui, isso gera economia para ele e desenvolve as instituições de ensino da cidade e a região como um todo”, destaca.


O mapeamento reúne informações da Anhanguera Unopar, Centro Universitário Filadélfia (UniFil), Centro Universitário Uni-Senai-PR, Faculdade Cesumar de Londrina (UniCesumar), Faculdade Inesul, Faculdade Positivo Londrina, Instituto Federal do Paraná (IFPR) Câmpus Londrina, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Câmpus Londrina, Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Câmpus Londrina.


O material completo está disponível no site: https://govdasies.com.br/.


Imagem
Senai abre 530 vagas para cursos técnicos gratuitos em Londrina, Apucarana, Arapongas e Santo Antônio da Platina
O Senai Paraná torna público seu edital para 2ª entrada gratuita de Cursos Técnicos. Para a região Norte do estado são 530 vagas para cinco diferentes títulos de cursos
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo