Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
UEL

Levantamento internacional avalia relação do ensino online e felicidade

Agência Brasil
27 nov 2020 às 11:14

Compartilhar notícia

- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma pesquisa internacional pretende identificar como estudantes e professores universitários de diversas partes do mundo lidam com felicidade e prazer diante do ensino online, impulsionado pela pandemia da COVID-19. O estudo é conduzido pelo projeto OLAF – Online Learning and Fun, da The Open University, de Londres, e tem como colaboradora a professora Diene Eire de Mello, do Departamento de Educação, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA).


Estudantes e professores da UEL podem participar da pesquisa até 30 de novembro por meio do questionário: "Qual a sua opinião sobre Aprendizagem Online e Diversão?”. Traduzido e adaptado para vários países, o questionário foi projetado para aumentar a consciência de alunos e professores sobre crenças epistêmicas e pontos de vista sobre aprendizagem online e diversão. De acordo com Diene Mello, a intenção é identificar se há diferença na percepção entre os países. "O objetivo é potencializar esses estudos para que se levante indicadores e a gente possa pensar a aprendizagem no online de maneira mais prazerosa”, afirma.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Com as respostas, o projeto terá um banco de dados global, que ajudará na elaboração de um conjunto de recomendações para práticas pedagógicas inovadoras, além de possibilitar o aumento do número de estudos e projetos de pesquisa sobre diversão na aprendizagem para a promoção de mudanças no currículo, práticas e políticas educacionais.

Leia mais:

Imagem de destaque
Jornalismo Científico

Jornalista da Folha de Londrina ganha prêmio de Ciência e Tecnologia

Imagem de destaque
Evento da educação

Com entrada gratuita, Londrina Mais Histórias começa nesta quinta no Parque Ney Braga

Imagem de destaque
Nova regra

Limitar ganho do salário mínimo ao arcabouço aumenta desigualdade, prevê estudo da USP

Imagem de destaque
Distrito de Lerroville

Escola Municipal do Eli Vive em Londrina ganha sede em terreno de 6.300m²


A professora relata que um dos pontos de crítica às ações online é em relação ao distanciamento físico das pessoas, que pode desumanizar a comunicação e tornar o ambiente frio. Pesquisadora do uso da tecnologia na Educação, ela afirma que o espaço online precisa de "sentimento de acolhida, risada, prazer em conversar, mostrar a cara, abrir a câmera. Talvez as pessoas não tenham isso, porque não se abre espaço para o lúdico e a brincadeira”.

Projeto – O OLAF – Online Learning and Fun é coordenado pelos pesquisadores Alexandra Okada e Kieron Sheehy e envolve uma rede de colaboradores da Espanha, Indonésia, Reino Unido, Portugal e Brasil. É um projeto de pesquisa em grande escala que analisa opiniões das comunidades educacionais sobre a diversão na aprendizagem apoiada por tecnologias no Ensino Superior.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo