O NDPH (Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica), o Sauel (Sistema de Arquivos da UEL (Universidade Estadual de Londrina) e o Museu Histórico de Londrina promovem a 6ª Semana Nacional de Arquivos. O evento, que ocorrerá nos dias 6, 8 e 10 de junho, pretende discutir importância dos arquivos para a memória coletiva, para o patrimônio e para a formação de uma consciência cidadã. A Semana conta com o apoio da Proex (Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade) da UEL.
De acordo com o coordenador do NDPH, José Miguel Arias Neto, do Departamento de História, o objetivo é divulgar e esclarecer como os arquivos podem contribuir para a Universidade e o município, discutindo a relevância dos documentos públicos e privados para a administração pública. Para isso, a programação do evento conta com atividades que pretendem debater a relação dos arquivos com a memória e o patrimônio.
Programação
Leia mais:
Escola municipal de Londrina faz mostra de pesquisas científicas de alunos neste sábado
Escola municipal de Cambé terá videomonitoramento e reconhecimento facial
Universidade de Maringá lidera ranking de produção científica feminina no Brasil
Candidato será avisado por e-mail sobre sua situação no CNU
No dia 6, será apresentado, às 19h, o filme alemão “Uma Cidade Sem Passado” (Das schreckliche Mädchen), no Museu Histórico de Londrina. Após a exibição, a professora Jamile Carla Baptista, do Departamento de Ciências Sociais, e o professor Mauro Roberto Rodrigues, do Departamento de Artes Cênicas, farão alguns comentários a respeito do longa.
No dia 8, haverá a mesa-redonda “Arquivos, Sociedade e Cidadania” na Sala de Eventos do CLCH da UEL, às 19h30. A atividade contará com a presença da professora Edmeia Aparecida Ribeiro, diretora do Museu Histórico; de Bruno Sergio Galati, procurador de Justiça do Ministério Público do Paraná; da professora Izângela Maria Sansoni Tonello de Oliveira, diretora do SAUEL; e do coordenador do NDPH.
No dia 10, será apresentado, às 19h, o filme “Narradores de Javé” no Museu Histórico. Os comentários sobre a exibição serão feitos pelos professores Márcio José Pereira e Wander de Lara Proença, ambos do Departamento de História.
Inscrições
As inscrições são gratuitas, ficam abertas até o dia 3 de junho e podem ser feitas pela página de Eventos do site da UEL. Ao final do evento, os participantes receberão um certificado com carga horária total de 12 horas. Mais informações pelo e-mail [email protected].