Notícias

Encontro Nacional de Comunicação começa nesta segunda

12 nov 2018 às 10:59

Começa nesta segunda (12) a 3ª edição do Encontro Nacional de Pesquisa em Comunicação e Imagem (ENCOI). O evento bienal será realizado no Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) da Universidade Estadual de Londrina, e trará palestras e grupos de trabalho com o foco na pesquisa relacionada a fotografias, vídeos e diversas linguagens de comunicação visual. Estudantes de graduação e de pós-graduação apresentarão trabalhos durante os grupos de discussão.

Docentes e professores de vários estados são esperados durante os 3 dias do encontro. Entre os convidados, o professor Dr. Edson Dalmonte (UFBA), fará a palestra "Pesquisa em comunicação em tempos de crise" no dia 12. Já no dia 13, o professor Jorge Miklos (UNIP) apresentará a fala "Imagens Vencedoras, Imagens dos Vencidos: Imaginário midiático na campanha eleitoral do Brasil em 2018".


O terceiro dia de evento, conta ainda com a palestra da Dra. Linda Bulik (UEL) – Linda é doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de Paris II (Sorbonne), com tese defendida com o título de ‘As Doutrinas Da Informação No Mundo De Hoje’. Confira programação no site. "O evento, em sua terceira edição, consolida a UEL como uma referência no debate sobre imagem e comunicação. A dimensão nacional do evento permite compartilhamento de reflexões entre pesquisadores de diversas universidades, além de gerar mais conhecimento sobre como e porque vivemos em mundo em que as imagens são um dos maiores recursos de linguagem", conta o professor Dr. Alberto Klein, Presidente da Comissão Científica do Encoi.


Emerson Dias

Juremir Machado no Encoi 2016


O evento é uma realização do Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Estadual de Londrina. Acadêmicos e estudantes de graduação (ou pós) participarão apresentando trabalhos em um dos grupos de estudos diferentes. Na edição anterior, o evento contou com a presença de docentes de referência na área como Juremir Machado (PUC-RS) e Luciano Guimarães (USP).

Nesta 3ª edição, o evento consolida-se como um espaço acadêmico que busca aprofundamento teórico e metodológico no estudo das interfaces imagem/mídia, um campo de discussão da área cujas bases e estudos ainda estão em desenvolvimento. Ao longo das apresentações (de caráter interdisciplinar), a imagem, em sua expressão midiática variada, deverá ser debatida a partir de eixos como semiótica, cinema, cultura, educação, ideologia, história e outros. O evento tem o objetivo de contribuir com o desenvolvimento de pesquisas, desde iniciação científica a doutorado, estabelecendo-se, sobretudo, como um ambiente de diálogo.


Continue lendo