Todas as crianças gostam de ouvir histórias lidas por outras pessoas, porque fica mais fácil entrar no enredo ouvindo a leitura do livro do que lendo sozinhas. Por outro lado, a leitura em voz alta implica em transmitir as imagens da história e a emoção da pessoa que lê. Por esse motivo, pode ser dito que a hora de leitura em voz alta de um livro é um momento para a despertar a imaginação, para vivenciar a tranquilidade e uma excelente oportunidade para estreitar vínculos interpessoais, tanto para as crianças que não sabem ler como para as que já começaram sozinhas na leitura.
É interessante separar um momento na rotina e promover um espaço aconchegante para leitura em casa. Esse tempo deve ser divertido e instigante para a criança. Tenha cuidado para a "leitura” não se tornar "obrigação”, caso contrário, não lhe despertará o gosto pelos livros.
Confira 6 dicas listadas pela graduada em Letras pela USP Mariana Bruno Chaves.
Leia mais:
Escola municipal de Cambé terá videomonitoramento e reconhecimento facial
Universidade de Maringá lidera ranking de produção científica feminina no Brasil
Candidato será avisado por e-mail sobre sua situação no CNU
Governo adia divulgação de resultados do Concurso Nacional Unificado
1. Busque compreender que tipo de leitura é mais adequado para a criança - Procure saber por quais tipos de histórias ela mais se interessa, apresente livros de estilos diferentes, participe ativamente e compartilhe opiniões.
2. Seja exemplo - Crianças aprendem pelo exemplo, baseando-se muito mais no que os pais fazem do que no que eles dizem. Ver adultos lendo ajuda a tornar o comportamento de leitor mais natural e familiar.
3. Dê acesso aos livros - Vale comprar livros, pegar emprestado ou simplesmente deixar os livros ao alcance da criança.
4. Converse sobre os livros - Após o momento de leitura, aproveite para trocar ideias e impressões sobre a história. Os livros podem até virar assunto da família, assim como as notícias ou programas de televisão.
5. Torne este momento prazeroso para todos - O momento de leitura pode ir muito além daquele tempo em que o livro está sendo lido. Aproveite para inventar uma brincadeira a partir da história lida, por exemplo.
6. Associe a leitura com outras atividades de rotina - Transforme a leitura em um hábito, assim como escovar os dentes após as refeições. O livro pode ser um ótimo companheiro nos minutinhos após o almoço ou antes de dormir.
"Cada criança tem um ritmo. Vá com calma, aos pouquinhos, de acordo com as características e a rotina de cada uma delas. Se seu filho é mais agitado, é importante respeitar o tempo de concentração e o interesse dele”, completa Chaves.