Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Formação individual

Escola municipal em Londrina recorre a metodologia para adaptar-se às transformações

Walkiria Vieira - Grupo Folha
05 out 2021 às 09:30

Compartilhar notícia

- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Se a educação não for provocativa, não constrói, não se cria, não se inventa, só se repete.” O pensamento do filósofo e escritor Mario Sergio Cortella é uma referência para a coordenadora pedagógica da Escola Municipal  Pedro Vergara Correa, Hélvia C. O. Machado.


Com 30 anos de atividade, a Escola Municipal  Pedro Vergara Correa, localizada no jardim Mister Thomas, atende 320 alunos.  Quando o tema é metodologia, Machado pondera que antes de se tratar metodologia de ensino, é preciso pensar qual teoria de ensino embasa a prática docente. "O ensino público municipal adotou como linha teórica norteadora a Teoria Histórico Cultural, e essa teoria embasa a tendência pedagógica Crítica Social dos Conteúdos, onde ensinar é favorecer a apropriação da cultura e aprender é reelaborar criticamente os saberes."

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade



De acordo com a coordenadora, são muitas as tendências pedagógicas pelas quais o ensino já caminhou, e nenhuma nova prática ou concepção educativa está completamente esvaziada da prática e concepção educacional anterior, entretanto é no exercício de reflexão entre teoria e prática que a coordenadora  conhece seus alunos e tendo claro quais são os meus objetivos pode usar ferramentas pedagógicas adequadas e mediar o processo de ensino-aprendizagem mais assertivamente.


Além do método, a coordenadora elenca que um aspecto muito importante a ser considerado quando  se trata  de ensino e aprendizagem é o afeto. Ele deve estar presente nas ações, demonstrando como estabelecer vínculos afetivos nas relações sociais e até por meio das brincadeiras. A Secretaria Municipal de Educação oportuniza aos professores formações com conteúdos voltados para a prática de sala de aula. O objetivo dessas formações é que o professor tenha acesso tanto a teoria quanto a sugestões de práticas educativas fundamentadas. "O professor também é um mediador nesse aspecto, e deve demonstrar como isso é possível com ações pedagógicas intencionais para tal fim", esclarece.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira as mudanças

Vestibular da UEL altera trânsito e transporte coletivo no domingo e na segunda em Londrina

Imagem de destaque
Oportunidade

Ministério da Previdência terá concurso com 250 vagas de nível superior

Imagem de destaque
Jornadas múltiplas

Um terço dos professores de ensino médio dá aula em mais de uma escola

Imagem de destaque
Saiba mais

Inep divulga gabarito oficial do Enem


Leia mais em: https://www.folhadelondrina.com.br/folha-cidadania/metodologia-um-norte-na-conducao-do-ensino-3115295e.html

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo