Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em 34 municípios

Governo do Paraná divulga 82 colégios que vão fazer parte do Parceiro da Escola

Reportagem Local
20 dez 2024 às 09:45

Compartilhar notícia

- Rodrigo Félix Leal/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Seed (Secretaria de Estado da Educação) publicou nesta quinta-feira (19) a ata de homologação que definiu quais instituições privadas de ensino farão a gestão administrativa de cada um dos colégios que integram o programa Parceiro da Escola. 


No total, 82 escolas de 34 municípios contarão com o apoio da iniciativa privada para obras de manutenção e reparo da infraestrutura, serviços administrativos, gestão de terceirizados da limpeza e segurança.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No grupo das 82 unidades de ensino estaduais que integram o programa, estão os dois colégios que já receberam o projeto-piloto do Parceiro da Escola: o Colégio Estadual Aníbal Khury, em Curitiba, e o Colégio Estadual Anita Canet, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana.

Leia mais:

Imagem de destaque
Acompanhe

CNU divulga revisão das notas da prova discursiva e redação; saiba como consultar

Imagem de destaque
Gestão terceirizada

Parceiro da Escola tem quatro instituições de Londrina confirmadas

Imagem de destaque
Aberto ao público

Em Londrina, professores da rede municipal lançam livro sobre educação patrimonial nesta quinta

Imagem de destaque
Desconecta

Movimento de pais tenta impedir armazenamento de celulares nas mochilas dos alunos


Também compõem a lista dez colégios cuja proposta foi aprovada mediante consulta pública no início de dezembro junto à comunidade escolar, além de 70 das 83 unidades onde a consulta pública não atingiu o quórum mínimo de 50% mais um estipulado pela Seed. 

Publicidade


Estas foram incluídas pela Secretaria com base em critérios técnicos, como ausência de divulgação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) ou avaliações abaixo da média estadual, bem como frequência escolar menor do que 85%.


Segundo o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, a implantação do modelo Parceiro da Escola será iniciada em janeiro com o intuito de garantir o bom andamento do ano letivo das instituições. 

Publicidade


“Com a conclusão desta etapa, estamos trabalhando para que os contratos sejam assinados em janeiro de 2025. Este é um modelo que já está dando certo nas duas escolas que receberam os projetos-pilotos e tenho certeza que estas 80 novas unidades terão sucesso com este formato”, afirmou.


A definição aconteceu com base nos critérios técnicos previamente definidos nos termos do Decreto Estadual 7.235/2024, que regulamenta o programa. A localização geográfica das instituições também foi levada em consideração com o objetivo de mitigar riscos de contratação. 

Publicidade


Para isso, as escolas elegíveis para o programa foram agrupadas em 11 lotes distintos – inicialmente, eram 15 lotes previstos no chamamento público, mas após a análise da Seed houve uma redução.

Publicidade


GESTORAS

Publicidade


Três das nove instituições de ensino privadas credenciadas via chamamento público foram habilitadas pela Secretaria da Educação e vão gerir as escolas estaduais a partir de lotes previamente definidos: os grupos educacionais Apogeu, Positivo e Salta.


De acordo com Miranda, todo o processo ocorreu com transparência. “Este é um projeto que foi amplamente debatido de forma democrática pela sociedade, da mesma maneira em que tratamos a habilitação e contratação das empresas concorrentes”, disse.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Governo divulga 82 colégios que farão parte do Parceiro da Escola
A Secretaria de Educação do Paraná anuncia 82 escolas estaduais que contarão com gestão privada para melhorias administrativas e de infraestrutura.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo