A secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná formalizou nesta sexta-feira (20) o repasse de cerca de R$ 18 milhões para a implantação de um Centro de Inovação vinculado à UEL (Universidade Estadual de Londrina), além de recursos para infraestrutura tecnológica do Hospital Universitário.
O investimento é oriundo do Fundo Paraná, que apoia programas e projetos de pesquisa, extensão e desenvolvimento científico. A ação ainda conta com apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Fundação Araucária.
A assinatura do repasse foi formalizada pelo pelo secretário da Inovação, Alex Canziani, da reitora da universidade, Marta Favaro.
Leia mais:
Contestado estudo que popularizou hidroxicloroquina contra Covid é 'despublicado'
CNU divulga revisão das notas da prova discursiva e redação; saiba como consultar
Governo do Paraná divulga 82 colégios que vão fazer parte do Parceiro da Escola
Parceiro da Escola tem quatro instituições de Londrina confirmadas
“Este Centro de Inovação será um marco para a UEL e para Londrina, promovendo a conexão entre academia, setor produtivo e governo. Acreditamos que este é o caminho para gerar soluções sustentáveis e avanços tecnológicos que impactem positivamente toda a região”, afirmou o secretário Canziani.
O Centro de Inovação será implantado no antigo prédio da Equipe Atacadista, conhecido como Centro de Eventos Professor Reynaldo Ramon, localizado na margem da PR-445 com a rodovia Mábio Palhano. O prédio tem cerca de 11 mil metros quadrados.
O espaço será destinado à promoção do empreendedorismo, pesquisa e desenvolvimento tecnológico, contando com uma incubadora de startups e empresas, um espaço coworking e um pavilhão de eventos. O Centro de Inovação da UEL também será um hub de desenvolvimento tecnológico com foco em áreas como logística reversa, sustentabilidade e destinação de resíduos.
O Centro de Inovação integra os novos 302 ambientes promotores de inovação credenciados no Separtec (Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná).
No total, o Paraná já conta com 490 espaços credenciados de inovação, distribuídos em 73 cidades. Entre eles estão parques tecnológicos, incubadoras, pré-incubadoras, aceleradoras, centros de inovação, agências de inovação, hubs de inovação e espaços maker.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: