A temporada 2024, até aqui, está sendo um verdadeiro sonho para os torcedores do Botafogo. A equipe, afinal, já está praticamente na final da Libertadores e, além disso, é líder do Brasileirão. Não à toa milhões de alvinegros estão utilizando o código promocional Betclic para apostar no sucesso do time.
Se o Botafogo garantir ao menos um desses títulos conseguirá apagar a imagem deixada no ano passado, quando liderou o Brasileirão durante 31 das 38 rodadas, mas acabou perdendo a taça de maneira inacreditável.
Com uma reta final desastrosa, a equipe de John Textor viu o Palmeiras diminuir a vantagem e ultrapassá-lo para ficar com o título. O sentimento de decepção tomou conta da torcida do botafoguense, mas a resposta do clube foi rápida.
Na temporada seguinte, com um elenco bastante fortalecido, o Botafogo é sério candidato aos dois principais títulos. Apesar disso, nada está garantido - e o Alvinegro sabe muito bem que nenhum campeonato é conquistado por antecipação.
Desafios do Botafogo
Para conquistar a Libertadores, o Botafogo terá de superar o Atlético Mineiro, que também tem um elenco poderoso. Com jogadores como Hulk, Paulinho, Gustavo Scarpa, Arana, Battaglia e Deyverson, que vem se destacando com a camisa do Galo, a equipe de Belo Horizonte será um rival de peso para uma decisão que tem tudo para ser épica.
Já no Brasileirão, o Botafogo ainda tem o Palmeiras no seu encalço. O Verdão, embora esteja oscilando, é uma equipe acostumada a ganhar títulos importantes. Portanto, na reta final, o Glorioso terá uma pressão imensa sobre seus ombros para não repetir o vexame de 2023 e precisará mostrar que aprendeu a lidar com isso.
Não há dúvidas de que o elenco botafoguense é muito qualificado. Dois de seus atacantes, aliás, têm sido importantes nos últimos jogos da seleção brasileira: Igor Jesus e Luís Henrique. E a equipe ainda conta com muitos nomes interessantes, como Thiago Almada, que também costuma representar a Argentina e fez parte do elenco campeão mundial em 2022.
Mas no futebol o lado psicológico tem grande influência e essa é a grande preocupação da torcida. Apesar disso, a equipe já deu respostas positivas neste ano, como o fato de ter eliminado o próprio Palmeiras na Libertadores. É verdade que a classificação não veio sem susto, mas, ao fim e ao cabo, o Alvinegro conseguiu o seu objetivo.
Agora, na reta final, a confiança da equipe parece ter crescido, o que poderá ser decisivo para os bons resultados. De todo modo, nada está garantido, e o Botafogo precisará vencer adversários qualificados e com camisas também pesadas para voltar a levantar um troféu de grande importância.