Com as constantes mudanças de regras do INSS e o baixo número de trabalhadores ativos que pagam os benefícios dos aposentados, você precisa começar a se preocupar com a aposentadoria. Segundo dados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), o número de desempregados no país é de 12,6%, o que representa 13,5 milhões de desempregados. Ou seja, devido ao grande número de desempregados e a expectativa de vida da população cresce cada vez mais devido ao avanço da tecnologia e medicina, a contribuição para a previdência é cada vez menor. Por conta disso, planejar e conhecer formas do seu dinheiro render ainda mais vão ajudar no seu futuro. Além da possibilidade de deixar o seu dinheiro na poupança, há outras formas de investimento que você precisa conhecer.
Antes de começar a investir, é necessário traçar seu perfil para descobrir quais produtos são mais adequados aos seus planos. João Vitor Souto, assessor de investimentos na Bravus Investimentos, diz que é essencial analisar seu perfil antes de começar a investir. Para isso, as instituições financeiras utilizam o API (Análise do Perfil Investidor) para entender melhor o comportamento do cliente de acordo com cenários e o nível de entendimento sobre investimento.
“Normalmente, quem está começando a investir tende a ter um perfil conservador, então a recomendação para quem está começando a investir é ir devagar, começar a buscar mais informações de qualidade e aprender sobre investimentos. Conforme o investidor adquire conhecimento e entendendo o funcionamento do mercado possibilita buscar investimentos moderados e até arrojados”. O assessor da a dica para procurar um profissional que entende do mercado para te auxiliar com seus investimentos.
Leia mais:
PF fará reconstituição das explosões na praça dos Três Poderes e Câmara dos Deputados
PEC 6x1 ainda não foi debatida no núcleo do governo, afirma ministro
PEC que propõe fim da escala de trabalho 6x1 alcança número necessário de assinaturas, diz Hilton
Falta de Ozempic em farmácias leva pacientes à busca por alternativas
Quando se fala de investimento e bolsa de valores, as pessoas acreditam que é necessário muito dinheiro para começar. O assessor de investimentos diz que através do Tesouro Direto é possível investir a partir de 30 reais.
*supervisão de Patricia Maria Alves/editora.
Continue lendo na Folha de Londrina.