A entrada da noiva na igreja é um dos momentos mais esperados e emocionantes do casamento. E boa parte dessa expectativa gira em tono da curiosidade dos convidados sobre como será o vestido. Embora seja um prazer sair por aí folheando revistas, visitando lojas e experimentando diversos modelos, há detalhes que precisam ser observados na hora de escolher o modelito do tão sonhado dia.
Não importa se você vai mandar fazer ou alugar o vestido, para acertar na escolha, em primeiro lugar você precisa estar antenada com as tendências da estação para a moda noiva. O segundo passo é definir que estilo de noiva você é: romântica, clássica, despojada, ousada ou descontraída. E o terceiro, é identificar, de acordo com o seu estilo, os modelos que mais se adequam ao seu tipo de corpo.
Para as mais afortunadas, as magras, altas e esguias, a escolha pode ser bem mais fácil, já que quase todos os modelos costumam cair bem. Daí é só eleger o estilo preferido e ficar de olho nas tendências.
Leia mais:
Bruna Marquezine usa look de R$ 70 mil no lançamento de série e divide opiniões
Meryl Streep usa roupa de marca brasileira na nova temporada de 'Only Murders in the Building'
Balenciaga renova contrato de estilista acusado de apologia à pedofilia; relembre polêmicas
Penitenciária feminina do Paraná é palco de desfile de moda com roupas feitas por custodiadas
Já para as noivas mais 'cheinhas' a tarefa não é tão simples. Por mais que a maioria tente, nem todas conseguem chegar ao grande dia com o corpo que desejam. se você faz parte desse time, a solução é optar por modelos que proporcionem um efeito emagrecedor, ou seja, que ajude a disfarçar gordurinhas, pequenas imperfeições, valorizando os pontos fortes do seu corpo e ocultando os pontos fracos.
Como escolher um vestido plus size
A consultora de moda Eliane de Rezende Brechtbuhl, diretora da e.pia Consultoria de Estilo diz que para as mulheres plus size os decotes em V são os mais indicados. O modelo está em alta e é uma das apostas para 2014.
Ela sugere também recortes verticais e diagonais, saia evasê e sem franzidos, que dá um efeito emagrecedor e deixa o visual mais bonito. Outra opção são os vestidos de corte princesa com recorte na cintura em bico. "Esse modelo favorece esse biotipo. Com transpasse e a saia com prega macho na frente, os quadris parecerão mais estreitos", diz.
Usar ou não decote?
Decotes muito proeminentes e saias curtas demais não combinam em nada com a ocasião e nem com o corpo acima do peso. Manga curta ou longa é uma escolha que irá depender do tipo de cerimônia e também se a noiva tem ou não braços mais finos. Já o decote tomara que caia, que teve seu reinado por muitos anos, fica bom se a noiva deixar que o véu ou algum outro adereço cubra um pouco dos ombros.
Tecidos e bordados
De acordo com a consultora, os bordados ou aplicações de renda de tamanho médio mais concentrados perto da cabeça e diminuindo em direção aos punhos é um ótimo truque. "Detalhes na parte central dão ilusão de afinar a silhueta e ficam excelentes para as noivas plus size", afirma.
Em relação aos tecidos, ela diz que é melhor um modelo de vestido simples com um tecido de boa qualidade do que o contrário. Isso porque o tipo do tecido pode interferir no caimento do modelo no corpo. Conheça as características de cada um:
Renda - Tradicional, mas muito atual , continua um clássico. É mais usada em detalhes.
Chiffon - Constituído de seda, é muito leve e transparente, perfeito para a segunda camada.
Brocado - Mais indicado para casamentos tradicionais.
Gaze - Leve e aberto, é ideal para o verão ou cerimônias um pouco mais informais.
Organza - Transparente com acabamento de goma, dá bastante volume.
Crepe - Feito de poliéster, cetim ou seda natural, sendo o crepe georgette o mais popular.
Zibeline - Estruturado porém fino, bom para corpetes. (Com informações do Bolsa de Mulher)