Saia plissada, camiseta polo, suéter e cardigã são peças que remetem à tendência "tennis core", impulsionada pelo filme "Rivais", lançado em abril deste ano. Além disso, a atriz Zendaya, protagonista do longa e um dos nomes mais hypados de 2024, promoveu esse visual na divulgação do filme.
Leia mais:
Bruna Marquezine usa look de R$ 70 mil no lançamento de série e divide opiniões
Meryl Streep usa roupa de marca brasileira na nova temporada de 'Only Murders in the Building'
Balenciaga renova contrato de estilista acusado de apologia à pedofilia; relembre polêmicas
Penitenciária feminina do Paraná é palco de desfile de moda com roupas feitas por custodiadas
Dados do Google Trends confirmam essa popularidade e mostram que o interesse de buscas no mundo por "tennis core" aumentou um mês após a estreia de "Rivais" e bateu pico de buscas em junho. O nome do filme e de Zendaya estão entre as principais pesquisas relacionadas ao termo na plataforma.
O relatório de tendências do Pinterest já apontava essa estética como uma aposta para 2024. Segundo o estudo, o badminton, esporte também praticado com raquetes, estaria entre os hobbies populares dos millennials e da geração Z para este ano.
Em "Rivais", o tênis esquenta o triângulo amoroso vivido por Zendaya como Tashi Duncan, uma jovem tenista cobiçada por dois grandes amigos, também tenistas -Art Donaldson e Patrick Zweig, interpretados, respectivamente, por Mike Faist e Josh O'Connor.
Os figurinos do filme são assinado por Jonathan Anderson, que pilota a marca JW Anderson e foi responsável por vestir o elenco nas turnês de apresentação do longa.
O estilista irlandês é conhecido por designs no limite do ridículo, como calçados surrealistas em forma de sapo, e por transformar até mesmo uma bolsa de pomba em objeto de desejo -o acessório foi usado por Carrie Bradshaw, personagem de Sarah Jessica Parker no seriado "Sex and the City".
"Estava obcecado com o fato de que nos Estados Unidos os americanos compram a marca -é o McDonald's, é a Nike. E há tantos subtextos no negócio de ser um jogador de tênis. Gostei do fato de ser uma história de como você se torna bem-sucedido por meio do branding", disse o estilista sobre o objetivo dos figurinos de "Rivais", em entrevista à W Magazine.
Zendaya apostou nesse branding ao usar a técnica "method dressing", na qual o artista traz a estética do personagem para a vida real, como uma estratégia de marketing para promover o filme -algo muito explorado por Margot Robbie nas premières de "Barbie".
Na divulgação de "Rivais" em Roma, por exemplo, Zendaya usou um vestido com decote em "v", saia plissada e salto alto com aplicações de bolas de tênis. No tapete vermelho de Londres optou pelos cabelos trançados e um vestido com estampa de raquetes.
Os elementos presentes nos trajes usados no tênis norteiam o "tennis core". "Cores claras, principalmente o branco, modelagens confortáveis, que exaltam o corpo como silhuetas femininas com cintura marcada, por exemplo, pernas à mostra, peças em tricô e outros materiais que além de confortáveis não limitam os movimentos", diz Ana Vaz, consultora de imagem.
Vaz acrescenta que cardigãs, saias curtas e plissadas, tênis de solado mais baixo e as meias mais altas, no meio das canelas, também fazem parte desse visual. Acessórios como faixas de cabelo, óculos de sol retrô e bonés complementam a estética.
Para Vaz, a Lacoste é a principal referência. Tênis é parte do DNA da marca, criada pelo francês René Lacoste, um famoso tenista e empresário.
Os elementos clássicos do "tennis core" apareceram com novas proporções e tecidos mais modernos no desfile da grife na Semana de Moda de Paris, afirma a consultora de imagem e estilo Amanda Bicalho. Zendaya deu um gostinho dessa estética na divulgação de "Rivais" em Sydney, na Austrália.
A marca de roupa íntima Skims, da socialite Kim Kardashian, também entrou na onda do "tennis core". Numa coleção recente, a marca trouxe um visual esportivo com minissaia plissada e tops na estética do tênis.
Bicalho diz que essa tendência é um desdobramento de outras como "old money" e "quiet luxury". Essa última foi vista na série "Succession" -a trama mostra a mesquinharia de personagens bilionários e sua escolha pelo vestuário discreto e elegante. "Nós vivemos esse minimalismo, essa cultura do luxo seletivo, então todo mundo quer ter aquela cara de rica", afirma Bicalho.
Segundo ela, o "tennis core" também faz sucesso porque une conforto a uma moda sofisticada. Para ela, tudo que ligado ao "athleisure" -a mistura de peças esportivas em looks casuais- está em alta. Outro exemplo nessa seara seria a tendência da moda "blokecore", que combina peças de roupas esportivas com um estilo street style ou casual.
Segundo dados da Tubular Labs, plataforma de inteligência e medição de vídeos sociais, a tendência também virou febre no TikTok -a hashtag #tenniscore soma 14,5 milhões de visualizações nos últimos 90 dias.
A designer de moda e influenciadora Layla Monteiro, 34, aproveitou o boom e publicou um vídeo na plataforma mostrando como estilizou um figurino dentro dessa estética. Ela joga tênis e afirma que os looks para o esporte não precisam se limitar apenas às quadras.
Layla diz que começou a adotar o "tennis core" no dia a dia porque observou que suas marcas favoritas, como a Celine e a Miu Miu, estavam investindo na tendência.