Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Beleza das pernas

Uso excessivo de sapatos de salto pode causar varizes

Redação Bonde
12 ago 2009 às 10:54

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ninguém pode negar que o uso de sapato alto chama à atenção, principalmente se o acessório estiver acompanhado por um belo vestido ou uma saia mais justa. Mas apesar do glamour, o uso execessivo de calçados com salto pode implicar no aparecimento das indesejáveis varizes.

Isso ocorre porque na planta do pé há um tecido semelhante a uma esponja, chamado bomba plantar, que é comprimido durante o caminhar. Neste processo acontece um movimento de flexão e extensão que auxilia a volta do sangue ao coração. "Ao usar salto muito alto a mulher acaba mudando a conformação dos pés, o que provoca dificuldade na contração desta esponja. Deste modo, a força de retorno do sangue diminui, podendo causar varizes", explica José João Lopes, angiologista e cirurgião vascular.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para o especialista o uso diário do salto alto não é aconselhável. "Deve-se usar sapatos baixos e saltos no máximo de 3 a 4 centímetros de altura", recomenda.

Leia mais:

Imagem de destaque
O que achou?

Bruna Marquezine usa look de R$ 70 mil no lançamento de série e divide opiniões

Imagem de destaque
Adivinhe qual!

Meryl Streep usa roupa de marca brasileira na nova temporada de 'Only Murders in the Building'

Imagem de destaque
Demna Gvasali

Balenciaga renova contrato de estilista acusado de apologia à pedofilia; relembre polêmicas

Imagem de destaque
Segunda edição

Penitenciária feminina do Paraná é palco de desfile de moda com roupas feitas por custodiadas


Varizes são veias dilatadas e tortuosas que se desenvolvem sob a superfície da pele. Dependendo da fase em que se encontram, podem ser de pequeno, médio ou de grande calibre.

Publicidade


Calcula-se que 18% da população adulta tem varizes. As maiores vítimas são as mulheres, devido aos efeitos dos hormônios femininos, que favorecem a dilatação das veias. Outros fatores também contribuem para o aparecimento do problema, como hereditariedade, obsidade, tabagismo, gravidez, sedentarismo e pílulas anticoncepcionais.


Para evitar o surgimento da doença o mais importante são as medidas preventivas. Intercalar o uso de sapatos com saltos mais altos e mais baixos é uma boa estratégia. Praticar exercícios e elevar as pernas acima do nível do corpo por alguns minutos no final do dia também é recomendável.


Quando estas medidas de precaução não são suficientes, um angiologista poderá indicar o tratamento mais adequado. A medicina moderna oferece tratamentos que vão de medicamentos ao uso do laser e modernas técnicas de cirurgia.

(Com informações da Facto Assessoria de Comunicação e Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo