A Dolce & Gabbana, marca italiana de luxo, surpreendeu muita gente essa semana. Pensando no mercado islâmico, a marca resolveu lançar sua primeira coleção dedicada para as mulheres muçulmanas, que têm como tradição usar túnicas longas (abayas) e lenços (hijabs) que cobrem a cabeça.
As peças vieram com toda a leveza da coleção primavera/verão da maison italiana, com tecidos leves e rendas delicadas. Algumas, inclusive, receberam estampas de margaridas, rosas vermelhas e limões. A cartela de cores passa pelo preto, branco e bege, que transmitem à vestimenta todo o dramatismo dessa cultura.
O estilista da marca, Stefano Gabbana divulgou em sua conta no Instagram algumas peças da coleção e foi alvo de críticas por ter desenhado peças que simbolizam a opressão das mulheres no oriente médio. Por outro lado, algumas pessoas o parabenizaram por ter criado uma coleção que vai de encontro aos ideais do islã.
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De acordo com o site El País, as mulheres muçulmanas gastaram cerca de 266 milhões de euros (cerca de 1,1 trilhão de reais) em moda em 2013 (mais do que o Japão e Itália juntos). (Com informações de Revista Glamour e El País)