Conhecer seu tipo de corpo e vestir-se de maneira a valorizá-lo é o primeiro passo para estar sempre elegante. Afinar a silhueta é desejo de toda mulher, até mesmo de quem já está em forma, por isso, saber escolher as peças certas é essencial. Peças-chave no guarda-roupa feminino, os vestidos podem ajudar, e muito, quem quer passar a impressão de estar mais magra em algum evento ou até mesmo em looks para o dia a dia. A dica é escolher modelos que ajudem a valorizar aquilo que você tem de melhor e a camuflar o que não agrada.
A consultora de imagem e estilo Ana Vaz listou sete modelos de vestido que vão ajudar a te deixar mais magra (ou pelo menos parecer assim). Vale lembrar também que não somente as roupas, mas os acessórios podem auxiliar nessa tarefa. A consultora explica que brincos grandes e maxicolares, por exemplo, que chamam atenção para a parte superior do corpo ajudam a alongar a silhueta. Mas atenção, quem tem ombros largos deve evitar esse tipo de combinação. Neste caso a melhor opção é usar colares longos que ajudam a suavizar a região. Confira outras dicas:
1. Vestidos com caimento fluido e reto
Leia mais:
Bruna Marquezine usa look de R$ 70 mil no lançamento de série e divide opiniões
Meryl Streep usa roupa de marca brasileira na nova temporada de 'Only Murders in the Building'
Balenciaga renova contrato de estilista acusado de apologia à pedofilia; relembre polêmicas
Penitenciária feminina do Paraná é palco de desfile de moda com roupas feitas por custodiadas
No geral, esse modelo vai bem para todos os tipos de corpo, mas principalmente para silhuetas mais retas, sem muita definição de cintura e poucas curvas. Como esse tipo de vestido não marca, a silhueta dará a impressão de ser mais alongada.
2. Vestidos de cores escuras ou opacas
Além do modelo, as cores também podem colaborar com a ideia de silhueta mais fina. Além do preto, queridinho entre a maioria das mulheres, o azul escuro também faz sucesso. Neste caso, opte sempre por tons mais escuros e opacos.
3. Vestidos com faixas laterais em cor escura
A febre de vestidos com faixas laterais começou há alguns anos, com a estilista Stella McCartney. Esse tipo de vestido, também conhecido como "ilusion dresses" nada mais são, como sugere o nome em inglês, do que ilusões de ótica. A faixa lateral mais escura do que o resto do vestido dá a impressão de uma silhueta mais definida e de cintura e coxas mais finas. Esse modelo segue em alta e é ótima opção para diversas ocasiões.
4. Vestidos com comprimento acima dos joelhos
Além da cor, o comprimento dos vestidos faz toda a diferença. Mulheres mais baixinhas podem usar vestidos acima dos joelhos para alongar o visual. Vale também apostar nos saltos finos e principalmente em sandálias em tom nude, que ajudam a "alongar" as pernas.
5. Vestidos que marcam a cintura
Quem tem cintura fina pode e deve valorizar essa característica. Além de vestidos que marcam a cintura dá para usar outros modelos mas com um cintinho na região. Para as mulheres curvilíneas, os vestidos que marcam a cintura são as melhores opções, conta a consultora.
6. Vestidos longos
Os longos também ajudam a alongar. Na questão dos comprimentos evite os modelos midi, que são os modelos que mais achatam. No caso dos longos, os com decote em "V" alongam o tronco. Os looks monocromáticos também caem bem com esse tipo de modelo. Além disso, prefira os vestidos longos com cintura alta. Caso o modelo escolhido seja reto e sem marcações dá para criar o efeito com um cinto.
7. Vestidos em tecidos que não armam
A consultora Ana Vaz destaca que os vestidos que têm caimento mais solto ou saias mais rodadas devem ser feitos de tecidos que não armam e têm caimento mais leve, como, por exemplo, crepre, jersey, viscose e viscolycra. "Esses tecidos ajudam a não agregar volume à silhueta", diz. (Fonte: Dicas de Mulher)