Ser alta e longilínea é o desejo de muitas mulheres. Mas, infelizmente, nem sempre podemos contar com esses atributos. Por isso, quem se acha baixinha ou quer alongar a silhueta acaba pedindo ajuda ao salto alto, companheiro fiel de muitos momentos. Mas que tal expandir seus poderes?
Para ajudar você, as consultoras de moda Eliane de Rezende Brechtbuhl, da e.pia, e Bruna Luiza das Neves, da equipe de estilo do site Posthaus, dão dicas úteis que garantem um visual mais esguio, sem deixar a elegância de lado.
"O importante é valorizar sempre o meio do corpo. Aposte em vestidos cinturados e em cintos para evidenciar a região. O vestido tubinho de modelagem mais sequinha também é uma boa opção", destaca Eliane.
Leia mais:
Bruna Marquezine usa look de R$ 70 mil no lançamento de série e divide opiniões
Meryl Streep usa roupa de marca brasileira na nova temporada de 'Only Murders in the Building'
Balenciaga renova contrato de estilista acusado de apologia à pedofilia; relembre polêmicas
Penitenciária feminina do Paraná é palco de desfile de moda com roupas feitas por custodiadas
Dentre as peças fundamentais do guarda-roupa feminino, Bruna cita também as calças de cintura alta, os vestidos longos, as minissaias e as camisas em gola V.
"Esses itens são curingas e ajudam a alongar", afirma. Segundo ela, o equilíbrio das composições é determinante. "O que vale é o conjunto. Experimente se olhar de cima a baixo diante do espelho. Se não notar nenhum detalhe que prejudique a harmonia do look, você acertou."
O que evitar
Eliane alerta que cortes de comprimento médio devem ser descartados (eles achatam a silhueta), assim como casacos abaixo dos joelhos e bolsas muito grandes. E fique atenta aos cabelos.
A consultora aconselha fios curtos ou de tamanho médio para estaturas mais baixas. "Para quem tem as madeixas longas e não abre mão disso, o uso de um coque no alto da cabeça é uma excelente alternativa para ‘ganhar’ uns centímetros", afirma.
Look de cor única
Esse recurso é um grande aliado porque a aparência monocromática "alonga" a silhueta.
Listras verticais
Elas têm o poder de criar um efeito visual que favorece você, deixando-a mais longilínea.
Calça flare
O modelo, com a boca mais larga, dá a impressão de que as pernas ficam mais alongadas. Para criar este efeito, use os modelos mais justinhos. O cós deve deixar a cintura bem marcada, e a peça de cima, ficar por dentro da calça.
Pantalonas
Por serem mais compridas e pelo seu caimento reto, deixam a impressão de que as pernas são mais longas. Como não afunilam em direção aos pés, criam uma linha vertical, disfarçando os quadris mais largos.
Cintura alta
Calças, saias e bermudas com esse corte favorecem mulheres de baixa estatura, além de dar um toque chique e ajudar a esconder a "barriguinha indesejável".
Saias longas
O comprimento deve estar na altura do tornozelo ou ser mais comprido. Caso fique no meio da panturrilha, o resultado pode ser contrário, de "achatamento".
Decote em V
Aposte nas camisas, camisetas, regatas e nos vestidos com esse corte. Essas peças são ótimas para mostrar um pouco de pele, deixar o físico mais esbelto e proporcionar elegância.
Lenços
Deixá-los em volta do pescoço com as pontas soltas, caindo na vertical, é uma ótima pedida.
Sapatos
Os modelos de cor nude favorecem a produção. Já os de bico fino alongam a linha das pernas.
Minissaias ou microshorts
Como mais da metade das pernas fica à mostra, cria-se a ilusão de um corpo mais "alto".
Calça skinny
É uma opção certeira, desde que o modelo não seja nem muito comprido ou muito curto. Ele deve terminar no ossinho do tornozelo. (Fonte: Portal Vital/Unilever)