Óculos de sol são itens indispensáveis em um país tropical, tanto para a proteção dos olhos quanto para dar um up no visual. Dos mais clássicos ao retorno fashion dos espelhados, Kelly de Agostinho, gerente de e-commerce da ÓculosWeb, lista quatro tendências para 2015:
1. Aplicações de tecidos
Na onda dos óculos cada vez mais moderninhos, as aplicações de tecidos nas hastes estão em alta. Uma das marcas a experimentar a tendência foi a Ray Ban, que lançou modelos em veludo no último inverno. "Para 2015, as aplicações de jeans nas armações estão em alta", conta Kelly.
Leia mais:
Bruna Marquezine usa look de R$ 70 mil no lançamento de série e divide opiniões
Meryl Streep usa roupa de marca brasileira na nova temporada de 'Only Murders in the Building'
Balenciaga renova contrato de estilista acusado de apologia à pedofilia; relembre polêmicas
Penitenciária feminina do Paraná é palco de desfile de moda com roupas feitas por custodiadas
2. Coloridos
Seja nas lentes, na armação ou em ambas, as cores são uma das tendências mais fortes para este ano. As novas coleções estão abandonando o "pretinho básico" e apostando no azul, vermelho, verde, entre outros. "Os óculos de sol são um item a ser pensado no vestuário, como os sapatos. Eles estão deixando de ser discretos", afirma a especialista.
3. Formatos para todos os gostos
Sucesso nos anos 1970 entre os hippies, os óculos redondinhos voltaram com o folk após o inverno de 2014. O modelo Aviador, apesar de ter se "democratizado", continua sendo o preferido do público masculino. Para as mulheres, o Erika, da Ray Ban, tem saído bastante.
"É uma mistura do redondo com o ‘gatinho’, dando um ar ‘retrô’ e ao mesmo tempo ousado", explica Kelly. Já no formato quadrado, destaca-se o clássico Wayfarer que, como o Aviador, nunca sai de moda. A novidade é seu "primo" Clubmaster, que tem feito sucesso entre os jovens, com visual descolado.
4. Lentes espelhadas
Antes consideradas kitsch, as lentes espelhadas voltaram com tudo. Segundo a gerente da Óculos Web, o revival começou em 2010 e o boom foi após o lançamento de uma coleção da marca Absurda, em 2011. "Essa tendência veio para ficar!", afirma Kelly. Prateadas e douradas são consideradas clássicas, enquanto as coloridas têm um toque ainda mais moderno. A especialista ainda recomenda o uso desse tipo de lente em ambientes com claridade, por serem mais escuras.