Tradicional da América do Sul, o poncho é uma daquelas peças que acrescenta ao visual um toque de elegância, além de ser superconfortável para aquecer-nos nos dias frios.
Ele é basicamente feito de com um tecido com 3,5 x 2,5 metros, com uma abertura no centro, por onde passa a cabeça. De acordo com a consultora Maria Inês Borges da Silveira, por ser prático e confortável, ele acaba agradando a todos. No Brasil, foi muito usado por vários grupos, como os bandeirantes e tropeiros.
"Uma boa dica é usar um modelo simples com calças mais justas ou saias retas, fica perfeito para o dia a dia", explica a especialista. Além disso, ele é democrático, já que pode ser usado por homens e mulheres de todas as idades.
Leia mais:
Bruna Marquezine usa look de R$ 70 mil no lançamento de série e divide opiniões
Meryl Streep usa roupa de marca brasileira na nova temporada de 'Only Murders in the Building'
Balenciaga renova contrato de estilista acusado de apologia à pedofilia; relembre polêmicas
Penitenciária feminina do Paraná é palco de desfile de moda com roupas feitas por custodiadas
Contudo, a especialista alerta para que se tenha cuidado. "Por ser volumoso e marcante, tome cuidado para não pesar seu visual. Usados com roupas retas ficam muito chiques", aconselha. Porém, ele não precisa ser usado somente em dias de frio intenso. Uma calça mais leve, ou saia, são ótimas combinações. Arremate o visual com um chapéu.
"Grandes nomes da alta costura investem no poncho e muitas figuras importantes nacionais e internacionais usam sem medo de errar", finaliza Maria Inês. Confira as inspirações: