Enquanto os homens ousam no verão europeu com as polêmicas sungas fio-dental, os chineses vão ao outro extremo escondendo a maior parte do corpo mesmo nos dias quentes diante do mar. E nem o rosto escapa.
Extremamente preocupados com a proteção da pele, a nova contribuição dos chineses para a moda é o facekini, um bizarro acessório usado para proteger o rosto do sol. Lançada em 2012 nas praias do país, neste ano a peça caiu no gosto dos fashionistas ocidentais, ao ser tema de um ensaio do prestigiado CR Fashion Book, revista bianual de alta moda cuja criadora é Carine Rotifeld, ex-editora-chefe da "Vogue Paris".
Inspirado em máscaras de lutadores mexicanos, o facekini surgiu em Qingdao, no nordeste da China. Usado por mulheres para se proteger de raios solares e de águas-vivas, a peça se popularizou tanto que hoje é produzida em massa e pode ser adquirida no comércio local por 15 a 20 yuans (de R$ 5,50 a R$ 7,35).
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A incomum tendência chinesa chamou a atenção de Carine Roitfeld, que resolveu fazer do acessório a estrela do editorial de moda praia desta edição do CR Fashion Book. As fotos foram feitas em Paris, na Piscina Molitor, prédio histórico onde o biquíni foi apresentado pela primeira vez.
"...Enquanto as nossas rotinas de beleza no verão são devotadas ao bronzeamento, na Ásia, os que buscam a beleza tendem a se preocupar mais com o clareamento e iluminação da pele. Um bronzeado não significa uma viagem chique a Capri, mas pode indicar horas de trabalho gastas no sol escaldante", diz o editorial da publicação.
De acordo com a "CNN Travel", mulheres chinesas costumam usar um ditado que diz "uma pele clara cobre centenas de feiúras". É comum o uso de sombrinhas nas ruas e de luvas longas em dias ensolarados. Os riscos do sol para a pele estão entre as maiores preocupações das asiáticas quando o assunto é estética.
A aposta dos fashionistas é que, apesar do aspecto bizarro, o facekini pode chegar em breve às lojas de moda tupiniquins. E você toparia usar o acessório? (Fonte: Independent/O Globo)