A nomenclatura não tem nada a ver com uma possível alusão à importância de ingerir alimentos saudáveis, já que essa é uma questão que não sai de moda nunca. O nome ‘calça cenoura’ (do inglês carrot pant), comentado por dez entre dez estilistas e fashionistas de plantão, tem uma explicação bem mais simples. É um tipo de calça que tem um corte que imita o formato da hortaliça. São largas nos quadris, infladas por preguinhas, afuniladas na canela e têm gancho mais baixo. Muitas vezes podem ser mais curtas do que já estávamos acostumados. E mais: vale para garotas e garotos.
A calça, que pode ser confundida com as indefectíveis baggy de um passado não tão distante, ganhou leitura das grifes mais badaladas do Brasil. Foi apresentada quase como protagonista nos desfiles do Inverno 2009, na São Paulo Fashion Week. É claro que tem gente que ainda torce o nariz para essa aposta mundial do mundo da moda, principalmente porque o modelo não é exatamente uma unanimidade quando transportado para a realidade.
Quem tem quadris largos, por exemplo, pode ter problemas com o excesso de volume da calça nessa parte do corpo. Mas quem tem aquele corpo esguio dos modelos que pisam nas passarelas para mostrar a moda que homens e mulheres reais vão ter à disposição na próxima temporada, pode apostar sem medo. A calça, quando complementada com a parte de cima sequinha, seja um blazer, uma camisa ou uma regata, fica estilosa e dá um ar retrô sem deixar o contemporâneo de lado. E quanto mais fofa nos quadris, melhor que seja mais acinturada. Nos acessórios, salto alto também ajuda a alongar a silhueta.
Leia mais:
Bruna Marquezine usa look de R$ 70 mil no lançamento de série e divide opiniões
Meryl Streep usa roupa de marca brasileira na nova temporada de 'Only Murders in the Building'
Balenciaga renova contrato de estilista acusado de apologia à pedofilia; relembre polêmicas
Penitenciária feminina do Paraná é palco de desfile de moda com roupas feitas por custodiadas
A calça cenoura também vale para quem quer disfarçar possíveis volumes nos quadris. É pegar ou largar.