Na contramão do consumo de peças prontas para usar, existe um público que prefere dedicar mais tempo à produção de seus looks para garantir exclusividade no visual, com a chance de acompanhar as tendências sem gastar muito. Uma prática simples e prazerosa é montar as próprias bijuterias.
Camila Rivily, uma das adeptas do ‘faça você mesmo’, revela que quase todos os dias fica inspirada a criar novos acessórios. ‘Meu objetivo é ter sempre à mão peças que combinem com minhas roupas’, explica. Ela conta que há dois anos começou a montar suas bijus, e desde então passou a comprar menos em lojas que vendem bijuterias prontas.
Nas tendências entram as pérolas, fios em couro, pedras de acrílico, contas metalizadas, strass e madeira, que podem aparecer misturados ou não. ‘A busca está cada mais voltada para artigos que unem simplicidade e sofisticação’, aponta Regina Ando, do Armazém Bijoux.
Leia mais:
Bruna Marquezine usa look de R$ 70 mil no lançamento de série e divide opiniões
Meryl Streep usa roupa de marca brasileira na nova temporada de 'Only Murders in the Building'
Balenciaga renova contrato de estilista acusado de apologia à pedofilia; relembre polêmicas
Penitenciária feminina do Paraná é palco de desfile de moda com roupas feitas por custodiadas
Brincos grandes e correntes feitas de pedras brasileiras, mescladas a pérolas e cristais, são a aposta para o inverno, observa Marcia Demarchi, da Cristal & Cia. ‘Os colares usados por Vera Fischer na novela são bastante pedidos por nossas clientes’. A loja oferece cursos gratuitos para ensinar os princípios básicos de montagem de bijuterias, mas as aulas precisam ser previamente agendadas.
Fã das bijus personalizadas, Thaiana Morais busca a exclusividade nas peças. ‘Há alguns anos eu mesma montava. Agora prefiro encomendar na loja de acordo com o que vou vestir’, conta.
Por serem mais baratos, os acessórios feitos em casa costumam chamar a atenção das consumidoras. ‘É possível encontrar peças com diferença de preço de 60% a 70%’, calcula Marcia.