Quem acompanha a moda sabe, muitas peças antigas de décadas atrás voltam a ser tendência de forma adaptada com o mundo atual, para cair novamente no gosto da mulherada. Depois dos bustiês e das alpargatas, os creepers estão de volta e prometem ser tendência para o inverno 2013. Criados em 1945, no começo da Segunda Guerra Mundial, os creepers eram usados por soldados, que precisavam de sapatos firmes e resistentes.
Seu nome inicial era Brothel-Creepers, e em 1948, eles deixaram de ser usados somente dos campos de batalha para serem usados na cidade. Nos anos seguintes, os creepers foram popularizados pelo grupo Teddy Boys. Por serem sapatos mais masculinos e de aparência "agressiva", o modelo foi muito usado por punks, skinheads e góticos nas décadas seguintes.
De aparência marcante, os creepers costumam ser amados ou odiados, não há meio termo. Por isso, no Brasil, a moda está chegando devagar. Em 2011, a Triton apresentou modelos em seu desfile de inverno e agora outras marcas estão investindo em reapresentações do sapato. Há desde modelos tradicionais até os mais ousados e modernos, cheios de cores, spíkes, tachinhas e animal print.
Leia mais:
Bruna Marquezine usa look de R$ 70 mil no lançamento de série e divide opiniões
Meryl Streep usa roupa de marca brasileira na nova temporada de 'Only Murders in the Building'
Balenciaga renova contrato de estilista acusado de apologia à pedofilia; relembre polêmicas
Penitenciária feminina do Paraná é palco de desfile de moda com roupas feitas por custodiadas
Como combinar looks
Por mais masculinos e desconfortáveis que pareçam a primeira vista, os creepers podem ser usados com diversos looks femininos. Em entrevista ao site Dicas de mulher, a consultora de moda, Paula Altafin, afirma que é possível montar visuais delicados e bem femininos com os creepers. "A dica é investir em creepers com cores candy, como nude, azul claro, rosa bebê e vestir roupas mais delicadas, no estilo Lady Like".
Confira algumas dicas da especialista para não errar na hora de incorporar os creepers no visual:
Blazer ou paletó estruturados: "quem tem mais de trinta anos e não quer ficar com cara de adolescente, deve investir no blazer com uma regata básica por baixo. Assim, o look fica mais formal".
Short social preto: "Coloque uma camisa mais rocker com spikes e, se quiser, também use meia calça. O look vai ficar descolado e lindo".
Lady Like: "Use o creeper com cores delicadas, como o nude, combinando com um vestidinho marcado na cintura, rodado, deixando o look delicado".
Pantalona: "escolha com uma pantalona de tecido molinho e invista no creeper".
Skinny: "o creeper também combina com skinny com a barra dobrada".
Legging metalizada: "em cima, vista uma T-shit básica ou camiseta de banda. O visual fica superdescolado".
Modelos não vão faltar para escolher os creepers que mais combinam com você. O ideal é aderir à moda apenas se você realmente se sentir bem com a novidade. Por enquanto, só as mais fashionistas e estilosas investiram no look. (Fonte: Dicas de Mulher)