Nos últimos desfiles da temporada outono/inverno 2009 de várias marcas, comentou-se muito sobre a democratização da moda como um todo: hoje em dia, tudo pode - é a libertação das pessoas dos padrões estabelecidos pelas tendências. É claro que numa indústria bilionária como a da moda há um caminho por onde as marcas se inspiram e que as levam a lugares muito parecidos, para todos os tipos de corpos e de personalidades. Misturas de estampas, looks étnicos, bolsas grandes e pequenas, jeans justos ou mais largos, enfim, é a liberdade que estávamos esperando.
Uma das tendências vistas há algum tempo nas passarelas do Brasil e do mundo são as cinturas marcadas das mulheres, ou seja, a cinturinha definida por um cinto, uma faixa ou por uma calça de cós mais alto. Os cintos, finos ou largos, não servem (apenas para!) segurar a calça. Eles vem em diferentes cores, modelos, texturas e materiais para compor looks com camisaria, batas mais soltinhas ou vestidos, que ficam com ares vintage dos anos 50.
Para o inverno de cintura alta, os modelos prometem marcar bem a silhueta, deixando-as mais longilíneas, desde vestidos, o jeanswear nosso-de-cada-dia, aos tradicionais trench-coats e casacos, que aparecem para que as mulheres possam desfrutar do inverno com elegância e feminilidade.
Leia mais:
Bruna Marquezine usa look de R$ 70 mil no lançamento de série e divide opiniões
Meryl Streep usa roupa de marca brasileira na nova temporada de 'Only Murders in the Building'
Balenciaga renova contrato de estilista acusado de apologia à pedofilia; relembre polêmicas
Penitenciária feminina do Paraná é palco de desfile de moda com roupas feitas por custodiadas
Para aquelas que optarem por cintos, a única dica é tomar cuidado com seu biotipo e adequar a largura do acessório à sua cintura: mulheres muito magras e estreitas não ficam bem com cintos exageradamente grandes, assim como mulheres um pouco acima do peso atenção na escolha do cinto para que o mesmo não destaque as imperfeições. O mesmo vale para as calças de cintura alta, que devem ser usados pelas magrinhas apenas.