Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

À medida que = Na medida em que?

31 dez 1969 às 21:33

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

"À medida que o tempo passa, envelhecemos" ou "na medida em que o tempo passa, envelhecemos". Qual das duas formas é a correta?

Apesar de as duas frases serem muito parecidas, semanticamente são completamente diferentes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


- À medida que é uma locução conjuntiva proporcional, que tem o mesmo valor que à proporção que. Os gramáticos puristas preferem esta àquela, ou seja, os puristas preferem o uso de à proporção que ao uso de à medida que.

Leia mais:

Imagem de destaque

Vida bela!

Imagem de destaque

Educar é ensinar o quê?

Imagem de destaque

A família do futuro resgatando valores.

Imagem de destaque

Terra sem cultivo não produz; tampouco a mente.


À medida que a distância entre eles diminuía, seu coração acelerava.

Publicidade


Essa frase equivale à seguinte:
À proporção que a distância entre eles diminuía, seu coração acelerava.


- Na medida em que é uma locução conjuntiva causal, que tem o mesmo valor que porque, já que, uma vez que, visto que.
Na medida em que a distância entre eles diminuía, seu coração acelerava.

Publicidade


Essa frase equivale à seguinte:
Seu coração acelerava porque a distância entre eles diminuía.


As frases apresentadas no início da coluna não são, portanto, equivalentes:

Publicidade


À medida que o tempo passa, envelhecemos equivale a À proporção que o tempo passa, envelhecemos.


Na medida em que o tempo passa, envelhecemos equivale a Envelhecemos porque o tempo passa.

Publicidade


-------------


Escrevi no primeiro parágrafo a seguinte frase: "Os puristas preferem esta àquela". Os ‘desgarrados’ da norma culta da Língua Portuguesa provavelmente não conseguem interpretá-la adequadamente. Vamos explicá-la, então:
Em uma enumeração de dois elementos, pode-se, para evitar a repetição de palavras no texto, substituir cada um por um pronome diferente: os pronomes este(s) e esta(s) retomam o último elemento da enumeração; aquele(s) e aquela(s) retomam o primeiro elemento da enumeração.

Publicidade


Veja alguns exemplos:
- Lula aparecerá na campanha de Marta no início do horário eleitoral. Esta diz que a presença daquele é essencial para a sua campanha. Dois elementos foram enumerados: Lula e Marta; o pronome esta retoma o último elemento da enumeração (Marta), e o pronome aquele, o primeiro (Lula).


- O que sei sobre catetos e hipotenusa é que a soma do quadrado daqueles é igual ao quadrado desta. Dois elementos foram enumerados: catetos e hipotenusa; o pronome esta retoma o último elemento da enumeração (hipotenusa), e o pronome aqueles, o primeiro (catetos).

Publicidade


Voltemos, agora, à minha frase: escrevi eu o seguinte:


- "À medida que é uma locução conjuntiva proporcional, que tem o mesmo valor que à proporção que. Os gramáticos puristas preferem esta àquela". Dois elementos foram enumerados: "à medida que" e "à proporção que"; o pronome esta retoma o último elemento da enumeração (à proporção que), e o pronome aquela, o primeiro (à medida que).


------------


Por que crase em "àquela"? Você pode perguntar-me. Deixe-me explicar-lhe, então:


O verbo preferir tem a seguinte regência: Quem prefere, prefere uma coisa a outra. Segundo a norma culta, é inadequado o uso de "preferir uma coisa que outra" ou "preferir uma coisa do que outra". Usa-se somente a preposição a: preferir uma coisa a outra; preferir uma pessoa a outra.


Quando, à frente da preposição a, houver um artigo feminino (a ou as) ou um destes pronomes demonstrativos: a, as, aquele, aquela, aquilo, aquiloutro ocorre o fenômeno denominado de crase, que é a fusão dos dois as; um deles desaparece, e o a restante recebe acento grave (`).


Veja alguns exemplos:


- Não obedecerei às regras impostas por um tirano. Nesta frase ocorre o acento indicador de crase por haver a preposição a (quem obedece, obedece a algo) e o artigo as, antecedendo o substantivo regras.


- Esta blusa é igual à que comprei ontem. Nesta frase ocorre o acento indicador de crase por haver a preposição a (aquilo que é igual, é igual a algo) e o pronome demonstrativo a, que poderia ser substituído por outro pronome demonstrativo: Esta blusa é igual a essa; Esta blusa é igual àquela. Agora ocorreu novamente o acento indicador de crase em virtude da contração da preposição a com o pronome demonstrativo aquela.

É isso que acontece na frase escrita por mim: "Os puristas preferem esta àquela". Nesta frase ocorre o acento indicador de crase por haver a preposição a (quem prefere, prefere uma coisa a outra) e o pronome demonstrativo aquela.
--------------------
Dúvidas? Mande-me um e-mail.
Visite também o Gramática On-line.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo