Caminhos de ascensão

TRIUNFO SOBRE A MORTE

20 set 2010 às 22:52

Pesquisa relâmpago do programa do Faustão foi apenas uma amostragem, mas revelou que dos internautas que se manifestaram 81% acreditam na reencarnação. Foi durante entrevista com atores da novela de conteúdo espírita, da TV Globo, e no momento em que está nos cinemas o filme ``Nosso Lar´´, da mesma natureza. Já a revista Veja desta semana tem outros números: 37% dos brasileiros que ouviu crêem e 44% não. Os restantes são indecisos.

É certo que, se tantas religiões não aceitam o princípio dos retornos à vivência terrena, o mesmo não ocorre com muitos dos seus fiéis. À medida que novelas, teatro, cinema, livros, infovias e reportagens enfocam cada vez mais esse tema, eles já não temem as zombarias que eram frequentes em outros tempos. As pessoas querem respostas a certas indagações, e se não as encontram em suas igrejas vão buscá-las em outras fontes.


Crer ou não crer é do livre-arbítrio, mas é inegável que a idéia da reincorporação veio explicando muitas coisas até então incompreendidas. Não se pode conceber que, logo após o desenlace carnal, iremos imediatamente para um lugar de delícias celestiais ou para um caldeirão ardente. Uma estalagem de recuperação (como um purgatório) e a chance de revivências na Terra parecem mais consonantes com a misericórdia divina.

Pode haver uma razão para os descrentes da reencarnação: seria um bloqueio providencial para assim operar-se o mérito de seus carmas ou missões. Ou pode ser uma presunção de quem se julgue perfeito e já pronto para, ao sair desta, entrar diretamente no paraíso – um privilégio de raríssimos homens santos. A lei dos recomeços é defendida como a oportunidade de redenção para os que partem cheios de imperfeições morais. Não é uma punição mas benesse divina. Um triunfo sobre a morte. walmormacarini@hotmail.com


Continue lendo