Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

O ESTUDO DA TEOLOGIA

19 fev 2010 às 21:31

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quando fala da Teologia da Libertação o padre Leonardo Boff não se refere apenas a questões da vida temporal (embora ele tenha sido focado mais intensamente sob esse aspecto), mas em suas sutilezas ele acentua a libertação do homem também em seu sentido transcendental.

Afirmar que isto é predominante em seu discurso não é verdadeiro, mas quem tem o portal aberto para a percepção mais sutil logo identifica essa trilha, que tem muito mais luminosidade do que as questões do usufruto dos bens terrenos, do qual ele se ocupa bastante. Boff associa coisas da Terra com o intemporal e dá uma dimensão mais elástica à Teologia - que é a ciência que trata das coisas de Deus.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Faço estes comentários no momento em que leio na imprensa que a carreira religiosa está deixando de ser prioridade para quem busca o curso de Teologia. Nem todos que o fazem desejam seguir a carreira sacerdotal mas aprofundar conhecimentos, embora também visem, como está escrito, cooperar em atividades pastorais.

Leia mais:

Imagem de destaque

PELO EXERCÍCIO DA BUSCA

Imagem de destaque

NÃO SOMOS DE AGORA

Imagem de destaque

SEM A PREGAÇÃO DE TEMORES

Imagem de destaque

LIBERTANDO-SE DOS GRILHÕES DA CÚRIA


Por ora os estudos enfocam o cristianismo religioso - e digo religioso porque ensinamentos de Jesus, que deram origem às religiões cristãs, têm alguns sentidos que não se vinculam a sistemas de crenças.

Publicidade


Como a ciência teológica é vasta, deve ser enfocada também sob o ângulo do transcendente e das novas revelações, fenômenos que não podem mais ser desconsiderados.


Para estudar algo novo no campo das religiões não é preciso crer. Ignorar o que existe resultará em aprendizado apenas parcial. Imagina-se então que os estudos ora anunciados avancem e abarquem a Teologia em toda a sua inteireza.


É um progresso a introdução desse ensino como estudo do aperfeiçoamento, tenha ou não vinculação com religiões, mas para ser completo certamente irá avançando para a plena ciência espiritual, que guarda ensinamentos reveladores e que também formam o conteúdo da Teologia.

Aí se inserem o budismo milenar, o hinduísmo em suas várias vertentes, a cabala, o messianismo, a seicho-no-ie, a doutrina kardecista, as novíssimas mensagens que emanam de seres das elevadas esferas, a alquimia das dimensões e a nossa conexão com elas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo