O marketing conforme Kotler, "é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtém aquilo de que necessitam e desejam por meio da criação, oferta e troca de produtos e serviços." E o web marketing ou marketing digital é a mais nova solução para a diferenciação no mercado e personalização desses produtos e serviços servindo como planejamento para utilização da internet e da TI (tecnologia da informação) na sua empresa.
A internet é parte integrante da tecnologia da informação (TI) e está alterando os segmentos de mercado, mudando o poder relativo de compradores, fornecedores e dos seus concorrentes permitindo uma integração sem precedentes entre empresas. E tanto para a internet quanto para a TI é essencialmente importante gerar valor a partir da mudança na forma de se lidar com a informação.E essas mudanças têm três dimensões fundamentais para as empresas (Porter,1999).
- Na organização da indústria: a internet transforma a maneira como as empresas interagem entre si.
- Na organização interna: a internet altera a maneira como as empresas coordenam as atividades das suas cadeias de valor.
- No produto: em muitos casos, a internet esta permitindo que os produtos tenham cada vez mais informação embutida.
Na organização da indústria há inúmeras empresas que estão envolvidas desde a produção das matérias-primas até o produto final que chega ao consumidor. E a forma que elas se relacionam é conhecida como cadeia de suprimentos que por sua vez são afetadas pela internet uma vez que a mesma altera o modo pela qual as empresas interagem e também a forma que se relacionam com o consumidor final.
Na organização interna surge a internet nas atividades internas, a conhecida intranet. E com isso a TI vem buscando a integração com fornecedores e clientes com computadores e outros dispositivos interligados trocando informações cada vez mais ricas e em velocidade cada vez maiores com sistemas que podem ser utilizados em todas as atividades da empresa, integrados interna e externamente.
A web revolucionou o relacionamento com o cliente, e o web marketing, segundo Peruzzo: "é uma nova ferramenta de comunicação e distribuição realizada por meio de recursos digitais". Esta nova aplicação do marketing trouxe impactos também sobre a estratégia de produtos: menor ciclo de vida dos produtos, aumento da quantidade de novos produtos e serviços, redução dos preços e customização.
Uma vez que o consumidor está mais exigente e conhecedor do produto por meio de websites ou e-mail, as empresas são obrigadas a oferecer produtos diferenciados fazendo com que o ciclo de vida dos produtos se torne menor para atender os desejos e necessidades das pessoas que sempre se alteram. Resultando no lançamento de produtos que utilizam novas tecnologias da informação e comunicação reduzindo os custos e o tempo de desenvolvimento de novos produtos.
Sobre os preços menores, é conseqüente das economias de escala e das mudanças na cadeia de valor. Sendo esta última influenciada pela informação que define a relação entre atividades que agregam valor e seus agentes (clientes, fornecedores, canais) consistindo na analise detalhada de cada atividade a fim de saber como elas podem se beneficiar dos recursos que a tecnologia oferece. E com a customização busca-se oferecer opções de escolha aos clientes, que podem selecionar os componentes desejados para um dado produto sem pagar a mais por isso personalizando produtos e serviços.
Portanto é necessário avaliar se o web marketing pode ser uma fonte de vantagem para a empresa frente aos concorrentes e não apenas uma questão de diferenciação de mercado. Para aproveitar adequadamente a internet as empresas necessitam entender as possibilidades que essa nova tecnologia traz e planejar estrategicamente de que formas a internet poderá ser útil aos seus negócios.Segundo Catalani, "é preciso saber identificar de que maneiras a rede altera ou poderá alterar a indústria, isto é, todo o segmento de mercado em que uma empresa atua, incluindo o comportamento e o poder relativo de clientes, fornecedores e parceiros".