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Bons de Sistemas de Informação: burocracia sim, mas inteligente!

02 jun 2014 às 16:06

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Um preâmbulo se faz necessário: Burocracia, em sua definição maior, não deve ser confundida com o que o Brasil conseguiu realizar em seu dia-a-dia, transformando o controle numa chateação e muitas vezes completamente ineficiente. Ao fazer a renovação da carteira de habilitação, modelo com foto, é necessário apresentar um documento de identificação com foto, que não seja a carteira de habilitação. Não sei se é assim em todos os Estados, mas no PR é.

São Estados que não aceitam a cédula de identidade de outros Estados, é a fila do carimbo, onde temos uma fila para informações e uma fila para entra na fila... Não, burocracia deve ser compreendida aqui como um conjunto de registros para acompanhamento de um processo, ou conjunto de processos. Dos Sistemas de Informação.

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Um dos muitos desafios dos profissionais da área de Sistemas de Informação constitui no equilíbrio entre confiabilidade e praticidade nos modelos propostos ao desenvolvimento. A exigência de profissionais realmente capacitados para manipulação e utilização e a escolha adequada da tecnologia são elementos importantes e que normalmente estão no topo da lista de qualquer profissional. As informações geradas pelos diversos sistemas e disponibilizadas aos gestores devem sempre atender aos conceitos da boa informação: no tempo certo, para pessoa certa e no tempo certo.

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Quando abusamos das palavras tempo e certo nessa combinação, o intuito proposital é chamar a atenção os conceitos fundamentais de planejamento, que é justamente conhecer a necessidade de tempo de cada processo constante do sistema, nunca esquecendo de que "tempo certo" não significa "urgente" ou "imediato". O profissional deve ter profundo conhecimento do sistema em questão e ser capaz de determinar o prazo para cada retorno de informação. Essa compreensão é essencial para que a proposta tenha adequados os índices de complexidade.

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No entanto, a visão mais comum é aquela onde a ação é mais importante do que o planejamento. Método profundamente arraigado na cultura corporativa brasileira, o que nos faz atrasar a finalização e normalmente elevar os custos a índices absurdamente maiores do que o necessário, porque sempre vamos direto à "prática", com pouco ou nenhum plano para o sistema. O sistema então é criado em conjunto com o andamento dos processos, o que o torna frágil e ineficiente.


Sempre sabemos quanto foi gasto, porque isso é fácil de controlar. Mas ao tentar explicar onde e porque ou como poderia ser evitado, as respostas tornam-se raras ou inexistentes. Claro que os totais são importantes e devem sim ser conhecidos e confiáveis, mas um verdadeiro Sistema de Informações é aquele que tem estrutura coerente e um conjunto de informações completa, apontando os pontos que devem ser revisados ou merecedores de atenção especial aos gestores e tomadores de decisão. Criando cenários de comparação e possibilitando a real inteligência de negócios, tão falado nos tempos atuais.

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Não sabemos como comparar, porque os dados foram perdidos na inépcia daquele sistema malfeito, que mostra apenas um total e nenhuma outra forma de comparação para que o novo projeto seja mais econômico ou mais rápido que o anterior. Ah, claro, quando temos o planejamento...


É preciso que fique claro aos envolvidos que a criação de um Sistema de Informações constitui um conjunto de ações diretamente dependentes. O excesso de controle, a exigência exagerada na concepção ou início do processo, não são adequados, não são funcionais, não garantem ao sistema seus objetivos e nem as informações as características necessárias. O acompanhamento e controle, verificação, revisão, alteração, suspensão, embargo, interrupção ou qualquer outra ação que venha a fazer os resultados iniciais serem atingidos, DEVEM ser aplicadas, saber o motivo, o porquê de um gasto exagerado ou do atraso são essencialmente importantes, inerentes ao trabalho proposto pela Administração.


Sistemas adequados nos permitem identificar e readequar as ações, para evitar repetição de problemas no futuro.


Pense!


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