Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. O famoso "PODC" das academias de administração de empresas. Atingir essas "metas" é o grande desafio dos administradores.
Livros, periódicos, resenhas, seminários, cursos, emails, telefone, internet...todos os dias somos atingidos por uma avalanche de dados e a tecnologia cada vez mais permite que esses dados cheguem numa quantidade crescente e cada vez mais rápido. Estamos na era da informação "on-line". Claro, absorver todo o conhecimento a que somos expostos diariamente é impossível o grande desafio é justamente aprender a lidar com esse turbilhão de conhecimento, transformando-o em uma ferramenta produtiva.
Se simplesmente acrescentarmos esses dados ao nosso "portfólio" sem o devido tratamento ou ordenação, teremos muito mais problemas do que possibilidades de desenvolver soluções. Saber diferenciar dados de informações relevantes é o primeiro passo para uma boa administração.
O processo de tomada de decisões a que somos submetidos todos os dias, o tempo todo não pode simplesmente ser baseado em "chutes", mas sim em informações confiáveis. Definimos "informação" como um conjunto ordenado de dados que passam a ter algum significado, quanto mais complexa a relação entre os dados disponíveis, a informação terá um valor agregado maior. "Qual o faturamento da empresa no ano?" É bastante diferente de: "Qual nosso faturamento anual, na região 1, do produto Z e cujos clientes eram mulheres com até 25anos de idade?" O entendimento dessa diferença, nos possibilita agilizar nossa tomada de decisão, além de conceber cenários muito mais consistentes sobre a realidade empresarial de nossas companhias.
A qualidade dos "bancos de dados" é absolutamente imprescindível para assegurar a informações confiáveis e sólidas. Não menos importante, é a necessidade de se obter as informações necessárias de maneira fácil e que sejam extremamente ágeis e que isso seja possível sem a necessidade de solicitações constantes ao departamento de TI ou um alto nível de conhecimento técnico para se conseguir relacionar esses dados e criar a informação.
Os grandes fabricantes de softwares possuem um arsenal quase infinito de ferramentas para a exploração de banco de dados, possibilitando aos administradores ou tomadores de decisão a velocidade e facilidade necessária para conseguir as informações desejadas.
Nestes dias, nossos dias estão cada vez mais curtos e as tarefas cada vez maiores, estamos sempre com pressa e quase sempre não conseguimos completar as tarefas que gostaríamos de cumprir. Aprender então, a tirar proveito da tecnologia disponível, essa mesma que nos metralha com dados que parecem não ter fim, é de vital importância para que consigamos atingir nosso PODC.