Administração e Tecnologia

A importância estratégica da liderança
por Kelen Torres

23 out 2007 às 11:00

Empresas e sociedade como um todo, estão transitando por um período crítico, aonde mudanças, em todos os campos, vêm acontecendo numa velocidade maximizada que é quase impossível entendê-las, acompanhá-las e absorvê-las por completo.

As pessoas sentem-se estimuladas com o tópico liderança. Querem saber: de que é feito um líder? Administradores de todos os níveis em todos os setores interessam-se por essa questão. Acreditam que a resposta proporcionara melhora de desempenho da organização e no sucesso das carreiras pessoais. Esperam adquirir as habilidades que transformarão um administrador "mediano" num verdadeiro líder.


O que é Liderança? Liderança é um termo carregado de conotações enviesadas que evoca a idéia de comando ou controle de um individuo sobre seus seguidores. A questão da liderança atraiu a atenção de estudiosos da psicologia e da administração com intenção de compreender sua emergência e eficácia nas organizações produtoras de bens ou serviços. Apesar de inúmeros estudos nessa área os resultados têm sido pouco conclusivos, o conceito liderança tem um status ambíguo na prática organizacional, da mesma forma como na teoria. As primeiras investigações sistemáticas sobre a liderança centraram-se na procura de um conjunto de traços universais que distinguiram o líder dos seus seguidores. Essas características procuradas variavam desde fatores físicos e constitucionais até habilidades, traços de personalidade, história de vida etc. Os resultados dessa linha de investigação acabaram por redirecionar o foco para análise da interação mais como uma forma de relacionamento e com a definição de categorias ou fatores que captassem as características do líder eficaz e permitisse encontrar fórmulas ou prescrições universais para a liderança ideal.


Os estudos pioneiros isolaram duas variáveis ou dimensões que determinariam a liderança eficaz, a consideração e a estrutura, sintetizando duas tendências bastante claras das ciências da administração, ou seja, os aspectos humanos (consideração) e sós aspectos técnicos (estrutura). O estilo ideal seria aquele em que o líder apresentasse alta consideração (relacionamento e comunicação) e alta estruturação (papel ativo no planejamento e direcionamento do grupo).


Segundo Chiavenato:
"a liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, seja nas empresas, seja em cada um de seus departamentos. Ela é essencial em todas as funções da Administração: o administrador precisa conhecer a natureza humana e saber conduzir as pessoas, isto é liderar".


Dentro deste foco pode-se definir ainda liderança como um processo pelo qual um indivíduo influencia outros a realizar os objetivos desejados. Dentro da organização de uma empresa, o processo de liderança tem a forma de um gerente que influencia os subordinados a realizarem os objetivos definidos pela alta gerência. Existem dois tipos diferentes de liderança em qualquer organização: aqueles que são definidos, ou líderes formais, e aqueles que agem como líderes de maneira informal. Embora diferentes ambos os tipos exerçam comportamentos de liderança para influenciar os outros.
Liderança é a arte de fazer com que os outros tenham vontade de fazer algo que você já está convencido que deva ser feito liderar é ainda a arte de obter resultados desejados, acordados e esperados através de empregados engajados.


Idalberto Chiavenato cita ainda que:
"A liderança é um processo chave em todas as organizações. O administrador deveria ser um líder para lidar com as pessoas que trabalham com ele. A liderança é uma forma de influência é uma transação interpessoal em que uma pessoa age para modificar ou provocar o comportamento de outra pessoa, de maneira intencional".


Líderes excepcionais têm visão. Conduzem pessoas e organizações em direções que sozinhas não seguiriam. Podem lançar empreendimentos, formar culturas organizacionais, ganhar guerras ou mudar o curso dos eventos. São estrategistas que agarram oportunidades que outros deixam de perceber, mas também são detalhistas apaixonados, atenciosos às pequenas realidades fundamentais que podem realizar ou destruir o maior dos planos.


Mais que um gerente de pessoal, o administrador deve desempenhar o papel de um líder, é necessário que as pessoas se vejam mais como colaborador e não como subordinadas, pois se requer sua adesão aos objetivos, políticas e missão da empresa, por isto tornam-se necessário que os gestores atuem como líderes, já que liderança nada mais é do que a forma de direção no prestígio pessoal e na aceitação dos subordinados.


Peter Drucker, afirma que:
"A primeira tarefa de um líder é precisamente a definição da missão pessoal e organizacional".


Os líderes geram sonhos e por isto, deverão ter a capacidade de criar uma visão que possa ser transformada em realidade e que incentive as pessoas a mudar.


Dentro deste foco de liderança podemos ainda observar algumas características que levaram Jack Welch a se tornar um dos líderes mais admirados na atualidade, ele foi capaz de obter confiança de seus colaboradores e conseguir mantê-la, outra característica é a de saber transmitir esperança e otimismo às pessoas, conseguindo fazer com que todos investissem no futuro, com isto Welch conseguiu obter bons resultados, e estes resultados estão a vista de todos, pois a General Eletric é uma das maiores empresas do mundo.


Um líder não é o único responsável para atingir a produtividade, o sucesso, mas é o combustível para ele, o líder injeta energia e motivação para que a equipe consiga.


Hunter (2004,p.34) afirma ainda que
"A chave para a liderança é executar tarefas enquanto se constroem os relacionamentos".


Em virtude dessas considerações, liderança é uma fenômeno relacional, os atos influenciais geram reações nos liderados e essas, por sua vez, estimulam respostas nos líderes.Os relacionamentos entre líder e liderados não se dão de uma forma vaga mas sim numa determinada realidade que envolve situações e contingências das mais variadas.


Assim o diferencial de uma empresa para manter-se no mercado está nas suas estratégias e uma das estratégias é ter uma boa administração do seu recurso humano.


"A chave para a vantagem competitiva no futuro será a capacidade das organizações em criarem uma arquitetura capaz de gerenciar o capital intelectual. E a liderança é a chave para conceber o desenvolvimento total do capital intelectual." Ramos ( 2004, p.11)


Também entender por que as pessoas fazem o que fazem no trabalho não é uma tarefa fácil para o administrador. Prever a resposta delas ao mais recente programa de produtividade da empresa é mais difícil ainda. Felizmente, existe bastante informação sobre motivação para fornecer ao administrador sensato, técnicas práticas e eficientes para aumentar o esforço e o desempenho de seu pessoal.


Os processos de liderança somente acontecem quando há correspondência entre os interesses, ou motivações da equipe, e a figura ou as proposições do líder, lembrando que o líder é o interlocutor que convence por acreditar o que esta gerenciando, e é isso que irá passar aos membros de sua equipe para que repassem este feito aos seus clientes. As motivações dos integrantes da equipe classificam em dois tipos de liderados, que se combinam em qualquer equipe: há os que se sentem intrinsecamente motivados pelo alcançar os objetivos e os que atuam por motivos de interesse calculista. Em qualquer caso, sempre há uma troca, entre as motivações dos liderados, e o papel que o líder representa e as recompensas que oferece. A liderança sempre é uma relação de transação de troca de relações e interesses.


Dentro deste foco, interessante se torna citar a Xerox que sempre dominou a industria de copiadoras e foi a estrela de primeira grandeza, passou a perder espaço para concorrentes japoneses, sua participação no mercado caiu de 95% para 13% num período de 10 anos. Uma das formas que a empresa utilizou para se reerguer foi reestruturar sua forma administrativa que antes era departamentalizada por funções, como manufatura, engenharia, vendas, finanças etc., cedeu lugar à nova Xerox, dividida em unidades de negócios, e com enorme ênfase no trabalho em equipe e na participação e comprometimento das pessoas (funcionários), acarretando assim na motivação dos colaboradores a experiência da Xerox demonstra que o mais importante é definir objetivos claros e comunicá-los com eficiência aos integrantes da equipe.


Em meio a tantas observações e citações se conclui que um líder reconhece o direito de cada um e controla seu emocional nos momentos que precisa: avaliar, analisar, recompensar, estimular e até punir. È de grande importância que um líder comunique-se bem e com clareza e ainda mostre que o foco principal são os resultados. Quanto as decisões é necessário serem tomadas em conjunto, compartilhadas e ter a participação de todos (trabalho em equipe), agindo assim o líder consegue o envolvimento e comprometimento de todos os participantes da equipe.


É necessário que o líder seja perseverante tenha determinação na execução dos objetivos, seja tolerante, paciente sem agir com passividade, que não se preocupe em ser eterno dentro da empresa e que sempre procure treinar, desenvolver pessoas, fornecendo informações e conhecimentos, buscando sempre o envolvimento da equipe para, em conjunto, aumentar os resultados da organização, enfatizando sempre o acerto e não o erro. O líder não é dono da verdade, e nem auto-suficiente, então é de suma importância que ele saiba sempre ouvir e falar na hora certa.

Não existe um estilo de liderança mais adequado, mas com certeza o focado em pessoas é o que colherá mais e melhores frutos, melhores resultados.


Continue lendo