"O conhecimento era um bem privado, associado ao verbo SABER. Agora, é um bem público ligado ao verbo FAZER." Peter Drucker
Os últimos dez anos apresentaram uma dinâmica de mudanças impressionante, principalmente pela evolução (e popularização) da tecnologia. A internet tornou as distâncias menores, os mercados maiores e acrescentou um sem número de informações ao nosso dia-a-dia, desde as mais fúteis, até informações estratégicas sofisticadas. Uma verdadeira "popularização do conhecimento".
O foco da administração de empresas, sempre foram os sistemas (geradores de informação) e os processos produtivos. As empresas eram desenhadas num modelo cartesiano, assim como um motor, como uma máquina. Isso está muito longe da realidade. A empresa é um organismo vivo, os processos acontecem ao mesmo tempo, o tempo todo.
Claro, o acompanhamento/controle é necessário, mas sua execução, a forma como acontecem, não! O prazo e a qualidade devem ser exigidos, mas a maneira que a tarefa será executada pode ser livre, deixando que o colaborador utilize seu conhecimento individual. Loucura? Ao contrário.
A administração vem a bastante tempo, demonstrando que valorizar seus recursos humanos é um excelente investimento. Pessoas felizes, produzem mais e muito melhor. Isso não acontece apenas através de recompensas financeiras, mas também com a valorização da individualidade, de ouvir o que têm a dizer, deixá-los participar ativamente da elaboração dos processos e desenvolvimento de métodos faz com que o trabalho aconteça com mais eficiência.
Mas, a principal vantagem dessa nova técnica administrativa é a facilidade de disseminação do conhecimento. A participação de todos faz com que as técnicas e métodos sejam constantemente avaliadas e reavaliadas, idéias de mudança, de agilização e melhoria nos processos passam a fazer parte do dia-a-dia da corporação, de maneira natural os envolvidos assumem um papel ativo nos sistemas corporativos. Isso gera sistemas mais complexos, impossíveis de controlar e avaliar utilizando os métodos tradicionais.
Tão verdade, que no mundo virtual, os conceitos do software livre e das comunidades de colaboração (a wikipedia é um ótimo exemplo) se tornam possíveis justamente porque o conhecimento e compartilhado e transformado em mais conhecimento, a sinergia desse modelo de trabalho faz com que o resultado final, seja muito maior que a soma das partes (1 + 1 = 4) e torna real projetos que dificilmente poderiam ser executados da maneira tradicional.
Ainda temos um longo caminho, até que a era do conhecimento seja efetiva, mas já foram dados os primeiros passos.