Destaque

Veja cinco filmes que você nunca imaginou que seriam inspirados em histórias reais

15 mar 2016 às 09:32

Muitos filmes baseados em fatos reais são, normalmente, do gênero drama. Em outros casos, no entanto, os cineastas inspiram-se em tramas reais para criar aventuras de ficção científica ou transformam a história em uma comédia, como no caso de "Star Wars" e "Nacho Libre", respectivamente. Veja como essas e outras produções foram influenciadas por acontecimentos verídicos:

A Hora do Pesadelo


Wes Craven, diretor e roteirista do filme, tirou a ideia central do longa de uma história real, de que soldados cambojanos estavam morrendo misteriosamente enquanto dormiam. Ele também leu sobre um garoto de Los Angeles que se recusava a dormir e dizia que se caísse no sono um ser aterrorizante o mataria. O menino colocou uma cafeteira em seu quarto e fez de tudo para não dormir, mas não resistiu. Logo em seguida, seus pais o ouviram gritando e o encontraram morto sobre a cama. Inspirado nessas histórias, "A Hora do Pesadelo" mostra Freddy Krueger atacando adolescentes enquanto dormem.


Reprodução


300


O filme de 2006 levou às telonas os HQ de Frank Miller, que são baseados na Batalha das Termópilas, combate que realmente aconteceu na Grécia Antiga entre o exército do Rei Leônidas contra o Império Persa, liderado por Xerxes.


Reprodução


Nacho Libre


O padre mexicano Sergio Gutiérrez Benítez foi a inspiração para o personagem do filme, que secretamente se dedicava a luta livre para ajudar a arrecadar dinheiro para o orfanato em que morava. Na história real, o sacerdote cuidava de um orfanato e durante 23 anos sustentou o lugar através da luta livre. A identidade do lutador era segredo e, usando uma máscara vermelha e amarela, o padre lutou até meados da década de 1980, quando se aposentou dos ringues.


Reprodução


Indiana Jones


O longa tem algumas inspirações na vida de dois exploradores: Hiram Bingham III, que ficou conhecido por ter tornado Machu Picchu um lugar famoso, e Roy Chapman, também arqueólogo.
Bingham usava chapéu e jaqueta, assim como Indy, e também foi professor. Já Roy Chapman, andava armado durante suas expedições e já encontrou muitos fósseis importantes, até ninhos com ovos de dinossauros. Embora estes dois exploradores sejam bem parecidos com Indiana Jones, George Lucas e Steven Spielberg, roteiristas do filme, nunca declararam oficialmente que eles serviram como base para o personagem.


Reprodução


Star Wars

George Lucas, o cineasta responsável pela franquia, é alucinado pelos períodos da Primeira e Segunda Guerras Mundiais. Os três primeiros filmes da sequência, em especial, estão cheios de referência a estes momentos da história. "Stormtroopers", nome dos soldados do Império, é também o nome de uma tropa especial do exército alemão da Primeira Guerra Mundial. Estes soldados eram especialistas em táticas de infiltração e usavam escudos pesados e roupas que funcionavam quase que como uma armadura, assim como as do filme. Os uniformes dos demais soldados também foram inspirados nos reais e as cenas das batalhas espaciais, onde aconteciam as perseguições de naves, foram influência da Primeira Guerra Mundial. Para finalizar, "Hohr", nome do planeta gelado que aparece em "O Império Contra-Ataca", é uma citação ao General Hermann Hoth, que lutou pela Alemanha nas duas grandes guerras mundiais. (Com informações do Capacitor)


Continue lendo