SPOILER ALERT!
Waylon Smithers, o secretário do Sr. Burns em "Os Simpsons", finalmente abriu o jogo depois de quase três décadas. No episódio exibido neste domingo (3) nos Estados Unidos, o personagem assumiu ser gay para o seu patrão, e ainda confessou ser apaixonado por ele.
Embora os fãs sempre tenham desconfiado, foi apenas em setembro de 2015 que Al Jean confirmou a suspeita. Em entrevista ao site TVLine, ele revelou: "Em Springfield a maioria das pessoas sabe que ele é gay, mas Burns obviamente não sabe disso".
Após 27 temporadas escondendo esse segredo, o roteirista Rob LaZebnik não resolveu de uma hora para outra que o personagem assumiria a homossexualidade. Ele resolveu mudar o rumo da trama em homenagem a seu filho Johnny, de 21 anos, que se assumiu gay há pouco tempo.
Em entrevista ao jornal americano "New York Post", LaZebnik, que escreveu o episódio "The Burns cage" ("A gaiola Burns"), explicou: "Sou um cara do Meio-Oeste [dos EUA], então não sou muito de deixar as emoções à flor da pele, mas eu pensei: 'Teria um outro jeito melhor de dizer ao meu filho que o amo do que escrevendo um história sobre isso?'".
Já Johnny, que faz faculdade de psicologia e cinema, comentou: "A revelação de que meu pai me ama não é nada mais do que uma revelação, felizmente. Ele é inacreditavelmente aberto. Somos o mais próximo que poderiam ser um pai hétero e um filho gay".
No episódio, após a declaração de amor que Smithers faz a Burns, ele percebe que não é correspondido. Então, Homer e outros funcionários da usina nuclear resolvem ajudá-lo a encontrar um parceiro e, para isso, recorrem ao aplicativo de encontros Grindr, voltado ao público gay. Através dele, Smithers conhece Julio e termina se apaixonando pelo rapaz.
No Brasil, a série "Os Simpsons" é exibida pela Band na TV aberta e pelo canal Fox na TV fechada. A 27ª temporada estreou nesta segunda-feira (04) por aqui, mas o episódio "The Burns Cage" ainda não tem data prevista para ir ao ar. (Com informações do G1)