O projeto "Tango, Chuva & Silêncio", segundo longa-metragem de ficção a ser produzido pela Kinopus com direção de Rodrigo Grota e produção de Guilherme Peraro, foi selecionado para o Encontro de Coprodução Internacional Brasil e Argentina, que será realizado em junho durante o 5º Cinerama BC – Festival Internacional de Cinema de Balneário Camboriú.
O encontro oferecerá a produtores, profissionais e diretores a oportunidade de apresentar seus projetos em desenvolvimento a potenciais coprodutores do Brasil e da Argentina. Os projetos também concorrem a uma premiação em serviços que será oferecida ao melhor projeto apresentado, no valor aproximado de 50 mil reais.
Sobre o filme
Com filmagens a serem realizadas no Brasil e na Argentina, "Tango, Chuva & Silêncio" mostra a história da brasileira Gabriela, 35 anos, em meio a uma crise pessoal. Ela descobre uma figura homônima e da mesma idade vivendo em Buenos Aires como intérprete de uma peça inspirada em Kafka.
"A ideia surgiu há 11 anos, a partir de um relato de uma grande amiga minha, a jornalista e artista plástica Gabriela Canale. Ela descobriu que havia uma pessoa em Buenos Aires com a mesma idade dela, o mesmo nome e sobrenome, fazendo o que era um sonho para a Gábi na época: ser atriz. Daí pensei em uma história a partir dessa premissa: alguém que parte em busca de si mesmo como forma de se reinventar", explica Grota, diretor e roteirista do filme.
O filme teve sua pré-produção interrompida há alguns anos devido a um acontecimento trágico. "Estávamos já com um contato estabelecido com um produtor argentino. Fizemos duas viagens para lá como pesquisa de locação, em 2005 e 2007. Infelizmente, esse produtor foi morto durante um assalto, fato trágico que interrompeu a pré-produção por um tempo", descreve Guilherme Peraro, produtor do filme e sócio-fundador da Kinopus.
A produtora foi criada em Londrina há 11 anos e produziu filmes como os documentários "O Nadador – A História de Tetsuo Okamoto" (para a ESPN), "Andrea Tonacci" (para o Canal Brasil), e está na pós-produção do primeiro longa de ficção rodado em Londrina apenas com profissionais da cidade: o filme "Leste Oeste". Peraro estará em Camboriú para apresentar o projeto do filme "Tango, Chuva & Silêncio" a possíveis coprodutores internacionais.
Outras parcerias internacionais
Entre abril e agosto de 2014, a Kinopus participou de uma coprodução internacional ao promover a pesquisa de elenco e de locação para o longa-metragem "Saudade", do diretor espanhol Antonio Méndez, uma coprodução Brasil, França e Espanha.
Em dezembro de 2013, a Kinopus fez a sua primeira coprodução internacional ao realizar o curta-metragem "Mister H", com direção do francês Bernard Paeyn – o filme foi rodado em Londrina e finalizado em Paris em parceria com a produtora francesa Senso Films.