Integrando as comemorações do dia Nacional do Choro (comemorado no dia 23 de abril), o cineclube da Kinoarte sai de seu espaço habitual, a Vila Cultural Kinoarte, para exibir curtas-metragens no Bar Brasil nesta quinta-feira. Os curtas retratam de diferentes formas, de documentários a animações, a música brasileira, em especial o samba e o chorinho. Entre os filmes exibidos se destacam preciosos registros históricos como uma apresentação de pixinguinha realizada em 1954 que esteve perdida durante 50 anos. Após os filmes a comemoração continua com uma roda de choro.
Kinoclube - Especial Semana do Choro
Quinta-feira 24 de abril a partir das 20h
Bar Brasil - R. Pref. Hugo Cabral, 757, esquina com R. Piauí
Entrada Franca
-Pixinguinha e a velha guarda do samba ( SP,2006, 10’ ) Ricardo Dias e Thomaz Farkas
Em abril de 1954, nos festejos do IV Centenário de São Paulo, Thomaz Farkas filmou uma apresentação de Pixinguinha com a Velha Guarda do samba. O filme recupera esse material, perdido por 50 anos.
-Album de Música (RJ, 1074, 10’ ) Sergio Sanz
Música de Pixinguinha, Almirante, Ismael Silva, Nelson Cavaquinho e Cartola. Gilberto Gil e Macalé comentam o filme. Depoimento de Nara Leão e Nelson Motta sobre a Música popular Brasileira.
-Chorinhos e Chorões (RJ, 1974,11’) Antonio Carlos da Fontoura
O Chorinho, música chorosa e sentimental, surgiu no final do século XIX e tem sua origem ligada ao músico Joaquim Antônio da Silva Calado. Gênero cujo repertório derivou da polca, tem como instrumentos característicos a flauta e o bandolim. Os mais conhecidos chorões foram Pixinguinha, Benedito Lacerda, Patápio silva e Altamiro Carrilho, na flauta; Jacob Bittencourt (Jacob do Bandolim) e Luperce Miranda, no bandolim.
-Viva Volta (PR, 2005, 15’ ) Heloisa passos
Com o som do seu trombone ao fundo, o filme leva o trombonista Raul de Souza de volta a Bangu (RJ) e reconstrói sua trajetória. Revisita Saravah (filme de 1969), e, em 2005, promove o reencontro dele com Maria Bethânia. Juntos, eles celebram a devoção pela música.
-Alma Carioca - Um choro de Menino (RJ, 2002, 5’ ) William Côgo
História de um menino que vive na zona portuária do Rio de Janeiro da década de 20 e testemunha o surgimento do Choro, quando encontra os grandes mestres pioneiros desse estilo puramente carioca.
-Carioca, Suburbano, Mulato, Malandro - João Nogueira (1979, doc, cor, 13’ ) Jom Tob Azulay
Documentário sobre o sambista carioca João Nogueira
-Pixinguinha (1969, 12’) João Carlos Horta
Depoimento intimista. O compositor fala de sua iniciação musical, dos velhos amigos e de seu ambiente caseiro - o piano, as partituras, os remédios. Na varanda, os cascos de bebidas vazios, resultado de reuniões com amigos. Começou no cavaquinho, tocou flauta e saxofone. Os antigos sucessos são relembrados no saxofone que Paulo Bitttencourt lhe deu de presente. Pixinguinha toca Carinhoso.
-Partido Alto (1982, 22’ ) Leon Hirszman
Com raízes na batucada baiana, o Partido Alto sofre naturais variações porque, ao contrário do samba comprometido com o espetáculo, é uma forma livre de expressão e comunicação imediata, com versos simples e improvisados, de acordo com a inspiração de cada um. Partido Alto é uma forma de comunhão, reunindo sambistas em qualquer lugar e hora, pelo simples prazer de se divertir.