Destaque

Jean Claude Van Damme é a atração do Kinoclube

09 abr 2014 às 11:06

O Kinoclube, cineclube promovido pela Kinoarte (Instituto de Cinema de Londrina), dá prosseguimento a seu novo ciclo de documentários nesta quinta com dois filmes cujos protagonistas são singulares a ponto de batizarem os filmes com seus próprios nomes – ou com suas iniciais no caso de "JCVD", filme sobre o ator belga Jean Claude Van Damme. A sessão será aberta pelo curta-metragem "Ismar", do carioca Gustavo Beck. A sessão começa às 20h na Vila Cultural Kinoarte (Avenida Prefeito Faria Lima, 1399) e a entrada é grátis.

"JCVD", de Mabrouk El Mechri, mostra a vida de Jean-Claude Van Damme do sucesso ao fracasso, incluindo sua trajetória no cinema, a batalha judicial pela custódia de sua filha, problemas com a polícia, envolvimento com drogas e impostos devidos ao governo. Agora, ele esta deixando os EUA para voltar para Bruxelas em busca da tranquilidade e da paz que os Estados Unidos já não podem lhe oferecer. No entanto, mesmo em sua terra natal, a violência lhe persegue e, em meio a um assalto a mão armada, a grande estrela cinematográfica transforma-se num homem comum, carregado de medos, contradições e esperanças.

"Ismar", do cineasta carioca Gustavo Beck, conta a história de seu personagem-título, um jovem que, quando criança, participou do programa Domingo Milionário, de Jota Silvestre, na extinta TV Manchete. Ismar competia por uma viagem para Hollywood, e, apesar de seu espantoso conhecimento cinematográfico, ao final de várias baterias de perguntas acaba não conseguindo realizar seu sonho. O curta recebeu uma Menção Honrosa de Melhor Documentário no Mostra de Cinema de Londrina em 2008.


Continue lendo