A foto do filme As Hiper Mulheres, que estampava a página do longa no Facebook, foi censurada pela administradora e retirada da rede social. Na imagem, as índias aparecem vestidas conforme um ritual registrado no filme, com os seios e órgãos genitais à mostra. Segundo o Facebook, a medida foi tomada porque viola a declaração de direitos e responsabilidades da rede social. As informações são da Folha de São Paulo.
Para continuar com a imagem, a Vitrine Filmes colocou tarjas pretas sobre a imagem.
As Hiper Mulheres é um documentário dirigido por Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã Kuiruko. Ele narra o "Jamurikumalu", considerado o maior ritual feminino do Alto Xingu, em Mato Grosso.
O cineasta e antropólogo Carlos Fausto disse, em entrevista à Folha de São Paulo, que as índias estão vestidas com trajes de gala e que o ritual é "extremamente afirmativo". "Eles só conseguem ver o nu, que é a coisa mais banal do mundo", disse ele ao jornal.
Segundo a reportagem, o Facebook se recusou a comentar o caso. O Ministério da Justiça, responsável por estabelecer a classificação indicativa dos filmes, afirma que as produções com nudez sem apelo sexual e com contexto cultural são consideradas livres. (Com informações da Folha de São Paulo)