O Oscar 2016 está repleto de sucessos de crítica e de público, como "O Regresso" e "Mad Max: Estrada Da Fúria", mas nem sempre foi assim. Muitos filmes já foram indicados à premiação mesmo tendo sido um fracasso total.
Enquanto a 88ª cerimônia de entrega dos Academy Awards não acontece, relembre dez produções que foram odiadas pela crítica mas conseguiram pelo menos uma indicação ao Oscar:
Apesar de roteiro, atuações e direção fracos, "A Vila" (2004) foi indicado para a categoria de Melhor Trilha Sonora Original.
Reprodução
Em "Norbit" (2007), Eddie Murphy interpreta três personagens, sendo um deles uma mulher acima do peso super estereotipada. O filme foi indicado à categoria de Melhor Maquiagem.
Reprodução
"Dália Negra" (2006), do diretor Brian de Palma, foi odiado tanto pela crítica como pelo público. Ao receber a indicação por Melhor Fotografia muitas pessoas sequer sabiam do que o filme se tratava.
Reprodução
"Con Air - A Rota da Fuga" (1997) é um típico filme de ação cheio de sangue e bombas. O longa com Nicolas Cage foi indicado nas categorias de Melhor Mixagem de Som e Melhor Canção Original no mesmo ano em que Titanic foi nomeado.
Reprodução
"Batman Eternamente" (1995) foi indicado às categorias de Som e Edição de Som. Muitos pontos foram criticados no filme, entre eles a adição de mamilos na roupa do Batman e o sotaque britânico questionável de Nicole Kidman.
Reprodução
"O Fabricante de Sonhos" (1992) foi estrelado por Robin Williams e é lembrado como um filme de Natal, mas na verdade é bem confuso e surrealista. Ele foi indicado nas categorias de Direção de Arte e Figurino.
Reprodução
"Dick Tracy" (1990) foi filmado apenas em cores primárias, com a composição e iluminação de uma antiga história em quadrinhos, que foi onde o personagem do filme, criado por Chester Gould, começou. Para a surpresa de todos, ele foi indicado a sete categorias no Oscar, sendo elas: Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Som, Melhor Figurino, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Maquiagem e Melhor Canção Original (Sooner or Later, cantada por Madonna). Contrariando tudo e todos, ainda levou a estatueta pelas últimas três citadas.
Reprodução
"O Portal do Paraíso" (1980) tem alguns defensores por conta da re-edição com corte do diretor de 2012, mas o filme original foi tão fracassado que levou à falência o estúdio da United Artists. Apesar disso, ele foi indicado na categoria de Melhor Direção de Arte.
Reprodução
"1941" (1979) foi o maior fracasso de bilheteria de Steven Spielberg, no entanto, foi indicado a três categorias para o prêmio da Academia: Mixagem de Som, Cinematografia e Efeitos Visuais.
Reprodução
"Quando as Metralhadoras Cospem" (1976) foi lançado para entretenimento caseiro e não teve muitos fãs. O filme conta a clássica história do gângster Bugsy Malone com um elenco infantil. Ainda assim, foi indicado a uma categoria, a de Melhor Canção Original. (Com informações do Brasil Post)