Três curtas-metragens produzidos em Londrina foram selecionados na programação do 'Cinéma de Poche', da Cinemateca Francesa. Satori Uso, Booker Pittman e Haruo Ohara, de Rodrigo Grota, serão exibidos em Paris, no mês de maio.
A mostra tem o objetivo de conceder espaço aos jovens cineastas do Brasil. A primeira fase do evento aconteceu em outubro do ano passado. Em janeiro, quatro filmes do mineiro Ricardo Alves Júnior foram apresentados nas telonas. Kleber Mendonça Filho e Gustavo Beck apresentam suas obras no próximo mês. O cineasta paulista radicado em Londrina encerra a programação com a "Trilogia do Esquecimento".
A série de produções tem a função de resgatar a memória da cidade durante a década de 1950. Em Satori Uso (2007), Grota conduz a trajetória do poeta fictício sob a ótica do cineasta americano Kim Kleist. O segundo curta, Booker Pittman (2008), narra a passagem do jazzman americano pelo norte do Paraná. Haruo Ohara (2010) encerra a trilogia contando a história do fotógrafo japonês radicado em Londrina, que habitou o primeiro lote de terras vendido pela Companhia de Terras do Norte do Paraná.