Considerado um dos melhores atores britânicos de sua geração, Alan Rickman deixou saudades no mundo do cinema. Ele morreu na última quinta-feira (14), aos 69 anos, por conta de um câncer. Rickman teve uma carreira diversificada e já atuou em mais de 50 filmes, além de participações no teatro e na TV. O site Legião dos Heróis listou as dez melhores performances do ator. Relembre:
Dogma
A participação de Alan Rickman levou Kevin Smith, o diretor do longa, a ser advertido por Jason Mewes para fazer um bom trabalho porque "não iria querer irritar aquele Rickman". No papel de Metatron, a voz de Deus, e vestindo asas, o ator não aparece com frequência no filme, mas mesmo assim sua atuação é memorável.
Leia mais:
Objetos pessoais de atriz arrecadam US$ 3 milhões em leilão
Planetário de Londrina exibe sessões neste sábado
Documentário causa polêmica ao filmar tropa de choque
Whindersson Nunes fala sobre autorização para captar RS 7,5 milhões
Razão e Sensibilidade
Em um de seus papéis mais animados e irreverentes, Alan Rickman interpretou o Coronel Brandon. O filme, que foi baseado no clássico de Jane Austen, ganhou diversos prêmios, entre eles o de melhor filme e melhor roteiro adaptado.
Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet
Rickman era muito versátil como ator e não teve medo de aceita fazer parte de um musical de Tim Burton. Em "Sweeney Todd", ele interpretou o Juiz Turpin, o homem responsável por arruinar a vida do personagem vivido por Johnny Depp.
Simplesmente Amor
A história principal no filme é a do casal Karen e Harry (Rickman e Emma Thompson). As outras tramas conectadas também são muito boas, mas é a do casal (de amigos, na vida real) que se destaca. A produção ganhou dez prêmios ao todo, entre eles o de melhor elenco no Washington D.C. Area Film Critics Association.
Robin Hood - O Príncipe dos Ladrões
O ator é o Xerife de Nottingham, o vilão que, junto com seus seguidores, mata o pai de Robin, o Lorde de Locksley. Por sua atuação, Rickman venceu o British Academy of Film and Television Arts (BAFTA) como melhor ator coadjuvante.
Heróis Fora de Órbita
Não existem muitos papéis de comédia no currículo de Alan Rickman, mas "Heróis Fora de Órbita" é o suficiente pra toda uma vida. O filme faz uma paródia em homenagem à "Star Trek" e seus fãs, onde Rickman interpreta Alexander Dane, um oficial de ciências. O longa foi indicado à diversos prêmios e ganhou seis deles.
Michael Collins - O preço da liberdade
No filme biográfico de Michael Collins, que traz Liam Neeson como o protagonista, Rickman aparece como Eamon De Valera. Sua atuação nesse longa lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante.
Harry Potter
Por oito filmes, Alan Rickman desenvolveu o personagem de Severo Snape como alguém muito maior que o vilão que ele parecia ser no começo. Seu desempenho é um destaque, pois ao longo da saga ele se tornou o personagem mais profundo e complicado da história.
Duro de Matar
Hans Gruber é um dos personagens mais marcantes de Alan Rickman e também é seu primeiro grande papel em Hollywood. Ele interpreta o líder de um grupo terrorista alemão que tenta sequestrar dezenas de pessoas em uma festa. O filme foi indicado em quatro categorias no Oscar de 1989.
Um Romance do Outro Mundo
O ator interpreta Jamie, o marido de Nina (Juliet Stevenson) que morre e volta do além para ajudar a esposa. Esse é um dos primeiros filmes de Rickman e continua até hoje como sua melhor performance. É um longa livre de sentimentalismo enjoativo, mas ao mesmo tempo nos deixa sem reação.(Com informações do Legião de Heróis)