A Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina (UEL) apresenta, a partir das 8h da próxima segunda-feira (26), no Hotel Bourbon (alameda Miguel Blasi, 40, Centro), com presença de membros da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), projeto que pretende levantar R$ 545 mil para a aquisição do equipamento digital que possibilitará a expansão e melhora das atividades do Cine Com-Tour/UEL, atualmente preso a um antigo projetor de filmes em 35 mm.
A proposta será levada a empresários da cidade, que poderão contribuir por meio da Lei Rouanet, na qual o Governo Federal abre mão de parte dos impostos devidos pelas empresas para que elas repassem recursos a iniciativas culturais.
Quem encabeça o projeto é o chefe da Divisão de Cinema e Vídeo da UEL, Carlos Eduardo Lourenço Jorge. Segundo ele, a compra dos equipamentos possibilitará a criação de sessões especiais para alunos das redes pública e privada de ensino, permitindo que crianças e adolescentes tenham contato com obras de destaque. "Vamos poder utilizar os filmes para debater e sensibilizar todos esses jovens. Hoje eu estou preso ao 35 mm, que já não me oferece mais os filmes com os quais gostaria de trabalhar. Se tudo der certo, vou poder mostrar o que sempre quis, mas nunca tive chance de exibir", vislumbra.
Ao mesmo tempo, as tradicionais sessões noturnas e dos finais de semana poderão contar com estreias do circuito alternativo. "Quando eu vou a São Paulo, diversos distribuidores dizem que o Com-Tour poderá entrar no circuito nacional de lançamentos assim que tiver o equipamento digital. É muito mais simples, não exige cópia, é um acesso digital com uma senha e pronto, o filme pode ser exibido", explica.
Atualmente, a sala tem sofrido com a baixa oferta de películas, já que quase a totalidade dos filmes novos chegam ao mercado apenas na versão digital. "São longas que não vêm a Londrina por falta de interesse das outras salas, mas há um público sedento e cada vez maior por obras de qualidade que estão em cartaz nas grandes cidades e nos festivais", afirma.
O projeto encaminhado ao Ministério da Cultura prevê a aquisição de um projetor de alta luminosidade, equipamentos de som e amplificadores de ponta, além de uma nova tela. O dinheiro precisaria ser arrecadado até o final de 2015, mas a Lei Rouanet permite a prorrogação do prazo por mais um ano. Pessoas físicas e jurídicas interessadas em contribuir podem procurar a Casa de Cultura da UEL (rua Senador Souza Naves, 9 - 11º andar, fones 3322-0913/3323-8562) ou comparecer à reunião de segunda-feira.
As sessões do Com-Tour/UEL são realizadas às 20h30 de todos os dias da semana, com exibições extras às 16h de sábados e domingos.