Destaque

Assalto ao Banestado em Londrina vai virar filme

23 mai 2012 às 12:01

O famoso assalto ao banco Banestado, que parou Londrina na tarde do dia 10 de dezembro de 1987, vai virar filme. O projeto, encabeçado pela Kinoarte, está em pré-produção e deverá resultar em um longa de aproximadamente 1h30. As gravações estão previstas para o final do ano, entre novembro e dezembro.

Artur Ianckievicz, responsável pelo roteiro de ''Assalto ao Banestado'', tratou com a reportagem do Bonde sobre a ideia de retratar este episódio da história londrinense. ''Aconteceu no centro da cidade há quase 30 anos e quase não existem registros visuais do evento. É uma parte da história da cidade que pensamos em transformar em filme. A história verídica já traz praticamente todos os elementos de um filme de gênero, coisa que sempre tivemos vontade de fazer, mas nunca tivemos orçamento necessário'', explica.


Para encenar a ação da quadrilha - formada por sete criminosos, que conseguiram escapar com 30 milhões de cruzados (cerca de R$ 10 mi) e foram presos após uma perseguição que só terminou nas proximidades de Sorocaba (SP) - serão necessários mais de 100 figurantes. Os atores serão escolhidos pela produção até o dia 14 de julho. Os interessados podem entrar em contato por meio do site da Kinoarte.


Sobre a locação que abrigará o cenário do banco, Ianckievicz informou que eles ainda aguardam o fechamento do orçamento para definir o local. Ele também adianta que boa parte da trama se passará no cenário e na rua que reproduzirá a avenida Paraná tomada pela multidão de curiosos.


O apelo popular da história, aliás, é um dos fatores que levaram a Kinoarte a levar adiante a ideia. ''No que diz respeito a público é impossível dizer, uma vez que o projeto está no começo, mas com o apoio da RPC, é possível que chegue a uma quantidade e variedade de pessoas que nossos curtas não estão acostumados a alcançar'', projeta o roteirista.


Ainda sem data para ser lançado, ''Assalto ao Banestado'' deve ser transformado em um seriado em três capítulos para ser exibido pela afiliada da Globo no Paraná.

O longa será dirigido por Rodrigo Grota, com fotografia de Guilherme Gerais, roteiro de Artur Ianckievicz, direção de arte de Felipe Augusto e produção de Bruno Gehring e Argel Medeiros.


Continue lendo