A primavera iniciou no dia 22 de setembro às 09h44 (Horário de Brasília), a estação é conhecida como a mais florida do ano. Para quem anda pelas ruas, parques e praças de Londrina, é notório visualizar a presença de ipês coloridos, além dos canteiros das rotatórias da cidade estarem repletas com flores.
As flores espalhadas pela cidade servem também de inspiração para os clientes das floriculturas que buscam as flores para enfeitarem as casas ou decorarem salões de festas e casamentos. O Portal Bonde conversou com duas floriculturas de Londrina para saber quais são as flores mais buscadas na primavera e saber dicas de como cultivá-las no período de calor intenso.
A vendedora de uma floricultura localizada na Avenida JK (Juscelino Kubitscheck), região central de Londrina, Márcia Silva, comenta que no decorrer do ano as orquídeas são bastante procuradas pelos clientes do estabelecimento comercial, já na primavera a procura varia bastante. ''Calanchoe, jasmim-dos-poetas, lírio asiático, orquídeas phalaenopsis, além da azálea que também é da época'', acrescenta.
Leia mais:
Caixa eleva em até 2 pontos percentuais juros para compra de imóveis
Problemas em imóveis impulsionam ações contra Caixa no Minha Casa, Minha Vida
Minha Casa, Minha Vida supera meta de contratos em 2024, afirma ministro
Saiba como lidar com a bagunça e organizar a casa no fim de ano
Segundo Silva, as flores comercializadas na floricultura vêm direto de Holambra, interior de São Paulo, elas são regadas todos os dias, já as plantas de cortes ficam armazenadas na câmara fria. A cidade de Holambra é conhecida no Brasil, como a ''Cidade das Flores''.
Proprietária de uma floricultura localizada na Rua Visconde de Mauá, no Jardim Shangri-lá A, Rosângela Takemura, explica que o estabelecimento também busca flores em Holambra, além de ter produção própria de algumas variedades de flores e plantas.
Já quando se trata de flores mais procuradas na primavera, ela destaca também o ipê-amarelo, bougainville (primavera), e a dendrobium popularmente chamada de olho de boneca. Portanto, durante o ano a procura se baseia em praticamente tudo que se conhece, como flores e plantas. ''Na primavera, como num passe de mágica, todas as flores florescem. Entretanto, nossos clientes procuram na maioria das vezes o que eles estão vendo pela cidade, que está florida'', ressalta Takemura.
DICAS DE CUIDADOS COM AS FLORES E PLANTAS NO CALOR
A primavera é a estação que antecede o verão, e conta com períodos de altas temperaturas e tempo seco, principalmente na região de Londrina. Por isso, é importante ter cuidados especiais com as flores para mantê-las vivas e floridas.
Mantê-las sempre úmidas
De acordo com Rosângela, é importante manter as plantas e flores sempre úmidas, não exagerar no excesso de água, pois corre o risco de danificar a raiz. Entretanto, quando plantadas no chão, os cuidados são mais tranquilos, já quando plantadas em vasos, é necessário ficar mais atento a água.
Ambiente quente desidrata plantas e flores
Para as plantas e flores sem serem de jardim, observar se o ambiente não está muito quente ou abafado, pois acabam desidratando. ''As plantas vão se sentir bem onde você também se sentiria confortável, pois elas são vivas, menos em frente de ar condicionado, pois elas não gostam. Com exceção dos buquês que exigem um lugar mais fresco ou até gelado para durarem mais", pontua a proprietária.
Cuidados com as orquídeas
Segundo Rosângela, há uma grande variedade de orquídeas, portanto grande parte das espécies necessitam de claridade, em qualquer horário do dia, sem raio de sol direto e regá-las uma vez por semana.
LEIA TAMBÉM: