As pessoas já entenderam que o contato com a natureza não é restrito a quem mora em casa com quintal e, mesmo nos centros urbanos, o uso de plantas e elementos naturais ganha a cada ano mais espaço na decoração. Em 2023 um dos destaques dessa tendência da biofilia em ambientes internos são as pedras naturais que chegam para dar um charme a mais nos revestimentos já que proporcionam uma sensação ainda maior de tranquilidade e bem-estar às pessoas.
“Pedras naturais como granito, mármore e quartzo, têm sido uma alternativa muito procurada como elementos estéticos, trazendo para ambientes como salas e varandas, elegância, aconchego e sofisticação”, explica Lia Galera arquiteta da Brasal Incorporações. Ela conta que o uso de plantas naturais e muita madeira já estava em alta nos últimos dois anos, mas a pedra complementa essas combinações de elementos naturais.
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Seguindo a mesma linha de uma decoração biofílica, a utilização de elementos em formatos orgânicos, ganha força junto com a utilização da serralheria associada à marcenaria e vidro que também serão tendência. E a procura por iluminação natural, ambientes funcionais e integrados se mantem. “Podemos ver o exemplo destas influências em ambientes do Closer 23, o mais recente lançamento da Brasal Incorporações”, comenta a arquiteta.
Cores mais vivas na decoração
Deixaremos a imaginação fluir um pouco mais e é aí que devem chegar novas cores em todos os ambientes. A Pantone inclusive anunciou a Viva Magenta como a Cor do Ano de 2023, um tom vibrante vermelho carmim com toques rosados que inspiram força e energia e será encontrado em variações que remetem à terra como terracota, laranja e tijolo. Além destas cores, os tons claros que trazem sensação de aconchego e, é claro, o verde, irão dar um toque especial na marcenaria, revestimentos e mobília.
Plantas que possuem cor magenta
Unindo as tendências, algumas plantas também podem ser mais procuradas neste ano para compor os ambientes, reformular um jardim vertical ou apenas para dar um toque especial em uma mesa. Variações do tom magenta pode ser encontrado facilmente em flores como orquídeas, rosas, gérberas, azaleias, bromélias, astromélias e petúnias. Além de plantas como a coração-magoado, a folha-de-sangue-de-Herbst, a dracena vermelha.