Quem disse que a função dos tijolos se resume a dar forma à casa? Usar tijolos expostos é uma ótima opção para decorar. Sempre em alta, eles transformam um ambiente frio em aconchegante e intimista. Na hora de usar os tijolos na decoração não há muitas regras, ele pode ser usado apenas em uma parede ou em um cômodo inteiro. O que vale é a intenção. Os tijolos também podem ser pintados para se adaptar a outros itens decorativos e ainda assim cumprem bem sua função, graças a sua textura única.
Os tijolos expostos podem ser aplicados de duas formas: removendo o reboco de uma parede já pronta ou revestindo a parede original com tijolos novos. Caso escolha a primeira opção, remova somente um pedaço do reboque inicialmente, para ter certeza de que o tipo de tijolo condiz com sua ideia de decoração e de que o material está em bom estado.
Na maioria das vezes, o tijolo utilizado para decorar ambientes interiores é o do tipo maciço, comum em construções antigas. A escolha acontece principalmente pela forma pequena e mais "delicada" do objeto, que pode ser facilmente adaptada a diferentes cômodos. Já para paredes externas, tijolos maiores são boas opções.
Caso vá revestir uma parede ou um cômodo fique atento para as formas possíveis de combinar o tijolo e a argamassa:
Na junta frisada os tijolos têm aparência de profundidade, graças a quantidade menor de massa;
O acabamento da parede de tijolos expostos também deve estar em harmonia com a decoração do ambiente. Pinturas com cal e tinta ajudam a tirar um pouco o ar rústico da parede, mas mantêm seu charme e acrescentam modernidade ao ambiente. Depois da pintura pronta, a dica é aplicar verniz, silicone ou resina nos tijolos para protegê-los e conservá-los. (Fonte: Minha Casa, Minha Cara)