Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
2022

Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo

Vitor Antonio - Folhapress
08 nov 2024 às 12:14

Compartilhar notícia

- Santi Vedrí na Unsplash
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pessoas negras e jovens são a população predominante nas favelas e comunidades urbanas brasileiras, de acordo com dados do Censo Demográfico de 2022 divulgados nesta sexta-feira (8) pelo IBGE.

Mulheres e homens negros de 20 a 24 anos formam o grupo majoritário com pouco mais de 1 milhão de pessoas, que representam 6,5% dos moradores dessas localidades. A representação desse grupo é 1,9% maior dentro das favelas do que fora delas.

Quase 73% da população das favelas é composta por pessoas negras, classificadas como pretas ou pardas, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Do total, 56% são pardas.

No Brasil, as pessoas autodeclaradas negras representam 55,5% da população.

Até os 69 anos, a população negra tem representatividade maior na favela do que fora dela, de 70% nas comunidades contra 52% fora delas.

Já entre brancos, ocorre o contrário. Enquanto a representação populacional desse grupo é de 26,6% nessas concentrações urbanas vulneráveis, no restante do território ela é de 43,3%.

A partir do total de cada grupo populacional por raça e faixa etária dentro e fora das comunidades, a reportagem analisou a representatividade em termos percentuais, comparando a participação nas favelas com o total do território brasileiro.

Mulheres negras são maioria frente a homens negros, somando mais de 6 milhões frente a 5,8 milhões de homens. Dos primeiros cinco grupos com maior presença em favelas e comunidades, por idade e gênero, mulheres de 20 a 29 e de 35 a 39 anos estão no topo, totalizando de 1,5 milhão.

Nos municípios de São Paulo e Rio de Janeiro, que abrigam as duas maiores populações de favelas e comunidades urbanas do país, o padrão de distribuição por cor e raça segue a mesma lógica do cenário nacional.

Em São Paulo, com 3,6 milhões de habitantes em favelas, jovens de 15 a 24 anos representam cerca de 12% da população dessas áreas. Em terceiro lugar estão as crianças de 5 a 9 anos, com 5,7%, seguidas pelos jovens de 25 a 29 anos, com 5,17%.

No Rio de Janeiro, jovens negros, entre 20 a 29 anos, ocupam as duas primeiras posições, com uma soma de 12,67% de todos os moradores. Em terceiro lugar estão os adultos de 30 a 34 e de 35 a 39 anos, com 5,84% e 5,63%, respectivamente.

Participe do canal de transmissão do Bonde no insta! Vem pro Bonde do Bonde. Clique aqui.

Imagem
Vestibular 2025 da UEL será aplicado em 42 locais para mais de 16 mil candidatos
Os 16.338 candidatos ao Vestibular 2025 da UEL (Universidade Estadual de Londrina) realizam no próximo domingo (17) prova de Conhecimentos Gerais. Pela primeira vez o concurso será realizado em fase única de dois dias.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo