Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Casa & Lazer

Regras básicas garantem churrasqueiras bem construídas

Redação Bonde
06 abr 2011 às 11:07
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O tamanho da churrasqueira deve ser compatível com o tamanho da área de lazer. Para muitos, o verdadeiro churrasco deve ser feito em casa, na companhia de amigos, durante um fim de semana de sol e regado a cerveja. Pode parecer simples, mas assar a carne requer técnica e algum preparo. Além da escolha de um bom pedaço de carne e temperos, a churrasqueira é um dos fatores determinantes em sua preparação.

A escolha da churrasqueira ideal para cada área de lazer deve obedecer alguns quesitos. De acordo com os especialistas nos aparatos, o tamanho da churrasqueira deve ser compatível com o tamanho da área de lazer.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



"Não adianta construir uma churrasqueira muito pequena num espaço enorme, nem uma churrasqueira grande e matar uma área de lazer limitada", explicam. Segundo a equipe de profissionais da Obra Fácil as churrasqueiras podem durar muito tempo se bem instaladas, o importante é contratar um profissional especializado e credenciado para a construção. O material empregado deve ser refratário.

Leia mais:

Imagem de destaque
Férias e veraneio

Brasil tem 6,7 milhões de domicílios de uso ocasional, diz Censo 2022

Imagem de destaque
IBGE

Brasil tem quase 200 mil pessoas vivendo em moradias improvisadas, diz Censo 2022

Imagem de destaque
Estrutura abandonada

Auto Shopping da avenida Leste Oeste e outros 170 imóveis vão a leilão em Londrina

Imagem de destaque
Luxo

Gagliasso e Ewbank põem mansão à venda por R$ 25 milhões


Pré-moldadas

Publicidade


Antes as churrasqueiras pré-moldadas não eram as preferidas dos churrasqueiros mais fanáticos, mas têm ganhado espaço. Na hora de comprar uma pré-moldada o importante é verificar de que material é feita. Alguns fabricantes utilizam só cimento e areia, e não refratários, e acabam prejudicando toda a categoria.


Existem em vários tamanhos de churrasqueiras pré-moldadas e ainda há a possibilidade de embutir aparelhos para espetos giratórios. Podem ser vendidas em kits.

Publicidade


Chaminés


Outro item que define o bom funcionamento da churrasqueira é a chaminé. Especialistas recomendam que a saída da fumaça deve ficar cinquenta centímetros acima do telhado ou eventual cobertura sobre a churrasqueira. Se houver bloqueadores para a fumaça, como muros altos, é possível fazer ajustes para que a fumaça não seja brecada. Um projeto de instalação de churrasqueira em prédios encontra empecilho somente na evacuação da fumaça.

Publicidade


Reprodução
Reprodução


Nesses casos as chaminés de todas as churrasqueiras (de todos os andares) são ligadas a um duto central. Muitos dos novos prédios construídos na cidade já possuem churrasqueira no projeto inicial.


Medidas são importantes

Publicidade


Ao planejar uma churrasqueira é importante levar em conta as medidas dos acessórios. Não vale a pena construir uma churrasqueira muito pequena se não for possível encaixar uma grelha, por exemplo. Um dos acessórios que virou item obrigatório para os churrasqueiros é o grill elétrico. "Se as pessoas planejam colocar um depois, tem também que pensar no tamanho da churrasqueira quando construírem", alerta o pessoal da Obra Fácil. As acoplagens ( três em um ) vêm sendo amplamente utilizadas. Elas consistem na instalação de churrasqueira, forno e fogão à lenha numa mesma peça.


Revestimento

Publicidade


São inúmeras as opções de revestimento para churrasqueiras e fornos de pizza. O mais comum deles é o composto por tijolos a vista. As pedras naturais dão charme e rusticidade às áreas de lazer. A opção mais barata é o revestimento em grafiato, que ainda leva menos tempo para ficar pronto e dá mais liberdade na escolha das cores.


Churrasqueira no apartamento

Publicidade


No caso dos apartamentos uma boa escolha pode ser as churrasqueiras embutidas, que devem ser planejadas durante a obra. A outra sugestão são as pré-moldadas ou pré-fabricadas, ideais para que tem uma área ao ar livre.


Reprodução
Reprodução


Quem não mora em cobertura também pode ter a sua. Nesse caso, basta instalar dutos semi-coletivos com exaustão mecânica, para evitar a fumaça. Outra opção são as churrasqueiras a gás, confeccionadas em aço inoxidável ou alumínio.


Churrasqueiras a gás


Esse tipo "sem fumaça e sem carvão" também pode ser usado em apartamentos. Essa churrasqueira é de fácil limpeza, e possui válvulas de segurança que cortam o fluxo de gás na ausência de fogo.


Reprodução
Reprodução


A churrasqueira a gás pode ser colocada em qualquer local, na cozinha, ou área externa, em casas térreas ou apartamentos. São bastante fáceis de instalar, não provocam fumaças no local e são econômicas. O mercado dispõe de churrasqueira a gás com estrutura em aço inoxidável e alumínio. As tubulações e conexões de gás são de cobre e latão.


Podem ser encontradas nas versões "churrasqueira de balcão" que se apoia em uma estrutura de alvenaria e "churrasqueira de embutir" que deve ser acoplada à uma parede de alvenaria. Há opções para abastecidas a gás GLP (botijão) ou gás natural (encanado).

Fontes especializadas: Obra Fácil SP, Revista Arquitetura e Construção e Cottage Casa e Lazer


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade